Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

FASAM e Shen Tang promovem atividades em Itu

Os eventos marcam o 17º aniversário da ONG.

Aulas de Tai Chi Chuan, curso de acupuntura auricular, palestras e ações de qualidade de vida serão desenvolvidos neste primeiro semestre na ação conjunta entre a FASAM (Familiares e Amigos da Saúde Mental de Itu) e o Shen Tang - Centro de Terapias Integradas, Estudos e Meditação. O anúncio da parceria marca o 17º aniversário da ONG, que acontece no dia 25 de fevereiro e os 10 anos de atividades do centro terapêutico.

No dia 16, segunda-feira, e dia 18, quarta-feira, das 19h30 às 21 horas, acontecem as duas aulas abertas e gratuitas de Tai Chi Chuan com o instrutor Rodrigo Rizzi. Já a partir de março as aulas terão o valor de R$ 5, revertido totalmente à FASAM.

O Tai Chi Chuan é uma Arte Marcial Chinesa, criada e desenvolvida há cerca de dois mil anos com propósitos de integrar os aspectos físicos e mentais em um eficaz sistema de treinamento marcial que contribuísse para o desenvolvimento das potencialidades humanas. "Atualmente o foco de sua prática está voltado à saúde, proporcionando aos adeptos desta Arte benefícios físicos e mentais, como aumento da capacidade cardiorespiratória, equilíbrio, força e flexibilidade muscular; o desenvolvimento da consciência corporal, concentração e disciplina, além de promover a diminuição da ansiedade e estresse, tendo como consequência a sensação de relaxamento e bem estar", explica Rodrigo, professor de Educação Física formado em Tai Chi Chuan pela Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e que também possui formação em Kung Fu e Massoterapia.

Também estão abertas as inscrições para o curso de acupuntura auricular. O psicoterapeuta e acupunturista coordenador do Shen Tang, Anselmo Paes Jr., comenta que desde o início de 2007 a auriculoterapia faz parte do programa de ação de saúde preventiva junto à entidade, atendendo a alunos, familiares e comunidade, e que devido ao sucesso do projeto a alta da demanda exige a formação específica de novos profissionais. "Em 2007 foram realizados 572 atendimentos contra 1.252 no ano passado. A meta para este ano é que possamos pelo menos triplicar esses índices através dos atendimentos ambulatoriais", analisa Anselmo, que também prevê novos cursos a partir de abril na área de massoterapia e terapias complementares.

O curso tem carga horária de 80 horas/aula com investimento de R$ 125. As inscrições devem ser feitas no Shen Tang pelo telefone (11) 4023-2908. Já as reservas para as aulas de Tai Chi Chuan podem ser realizadas na FASAM pelo telefone (11) 4013-3113.

Comentários