Obras do Parque Natural Ilha da Usina devem começar nos próximos dias
A passarela sob o Rio Tietê será a primeira construção.
Tamara Horn
Na manhã de 9 de junho, no Memorial do Rio Tietê, em Salto, foi anunciado oficialmente o início das obras do Parque Natural da Ilha da Usina com a construção da passarela sob o Rio Tietê, entre o Complexo Turístico da Cachoeira e a Ilha.
O secretário de Cultura e Turismo, Valderez Antonio da Silva, fez uma breve explicação sobre o projeto, ressaltando a importância do momento após anos de tratativas. Um vídeo explicativo foi apresentado a todos, detalhando como será o Parque.
Valderez explicou que por enquanto serão construídos um deck de chegada à Ilha e outro sob a cachoeira, além da passarela, ficando suspenso o galpão didático, um mirante e a torre de observação. “Não está descartado, somente ficará para um momento posterior”, ressaltou o secretário, ao acrescentar que um novo detalhamento ficará pronto em julho, que será encaminhado ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE). Caso ocorram conforme o planejado, no início de 2012 começam as obras do Parque.
O diretor presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), Antonio Bolognesi, mencionou que a Usina de Porto Góes é a primeira no país a ter um sistema digital e uma das mais modernas do mundo.
Para finalizar, o diretor executivo da empresa Tofer, Onei Torquato Ferreira, que construirá a passarela, mostrou detalhes da obra. A passarela será construída na metodologia estaiada, com 72 metros, 36 metros de vão livre, 3,20 metros de largura, pilares e mastros em concreto, estrutura metálica e 5 metros de altura em relação ao nível da água. Serão investidos R$1.082.000,00 com recursos do DADE e o prazo de entrega é de cinco meses.
O evento contou com a presença do assessor parlamentar da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo Ademir Cleto, representando o Secretário José Anibal, e do presidente da EMAE Antônio Bolognesi, além de autoridades locais: Prefeito Geraldo Garcia, vice-prefeito Juvenil Cirelli, presidente da Câmara Eliano Apolinário de Paula, vereadores Wilhes Gomes da Silva, Álvaro Pacheco, Divaldo Garotinho, secretários municipais e representantes da EMAE.