Saúde de Indaiatuba firma parceria para agilizar cirurgias de catarata
Meta é realizar cerca de 20 operações ao mês.
Jéssica FerrariIndaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, fechou uma parceria com o Instituto Nassar de Oftalmologia visando agilizar a realização das cirurgias de catarata pendentes no município. Trata-se de um novo serviço credenciado com o Sistema Único de Saúde (SUS) que pretende efetuar em média 20 cirurgias ao mês para reduzir a demanda pelo procedimento oftalmológico.
Pelo acordo uma equipe do instituto fará uma triagem entre os pacientes que aguardam pela cirurgia para definir os casos de urgência, que terão prioridade, casos intermediários ou que podem aguardar um tempo maior para intervenção. O procedimento cirúrgico será realizado por profissionais do Instituto Nassar, que é coordenado pelo Dr. Doraldo Nassar Júnior, no Hospital Dia ‘Renato Riggio Júnior’ com o auxílio do facoemulsificador e do microscópio oftalmológico, equipamentos pertencentes ao instituto. No início do mês já foram realizadas as primeiras cirurgias que beneficiaram nove pessoas que aguardavam pela intervenção. Mais dez cirurgias já estão agendadas para o dia 24 de setembro.
O acordo prevê ainda a realização de fotocoagulação, tratamento indicado para pacientes diabéticos e hipertensos, que será realizado na clínica do instituto instalada na cidade. Dia 1º de setembro vinte pessoas já fizeram o tratamento e outras trinta no dia 13.
Segundo o secretário de Saúde, José Roberto Destefenni, esta nova parceria representa uma grande conquista para toda a população. “Há algum tempo estávamos buscando uma forma de dar vazão à fila de espera para cirurgia de catarata, realizada até então somente na Universidade de Campinas. A partir deste acordo com o Instituto Nassar, vamos conseguir atender com maior eficiência e agilidade os pacientes que aguardam pela operação e também pelo tratamento de fotocoagulação. Com a visão recuperada essas pessoas terão mais qualidade de vida”, afirma.
“Aos poucos estamos ampliando os serviços credenciados ao SUS e alcançando nossa meta de oferecer à população os mais diversos tipos de exames, cirurgias e procedimentos médicos necessários para garantir serviços de saúde eficientes e de qualidade”, destacou o secretário.