Região

Publicado: Terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

"Archimedes Lammoglia" é tema de exposição

O Museu de Salto expõe vida de médico e político saltense.

No mês de fevereiro, o Museu de Salto trará uma exposição do médico e político saltense José Francisco Archimedes Lammoglia (1920-1996). Serão expostos diversos itens ligados a sua atuação profissional e política, bem como publicações de sua autoria.
 
Archimedes Lammoglia nasceu em Salto. Em 1942, ingressou na Escola Paulista de Medicina, diplomando-se em 1947. Proctologista, residiu durante muitos anos no Hospital Matarazzo, em São Paulo, onde ingressou como faxineiro, e chegou à chefia do departamento de sua especialidade anos mais tarde. Trabalhou ainda, desde sua formatura, na Santa Casa de Itu – onde atendia gratuitamente aos finais de semana.
 
Em 1954, o Dr. Lammoglia ingressou na política, sendo eleito vereador da cidade de São Paulo no ano seguinte. Em 1958, foi eleito deputado estadual, reelegendo-se sete eleições consecutivas. Cursou também a Escola de Direito de Niterói. Em 1964, foi Secretário Estadual da Saúde. Com sua atuação política ao longo de quatro décadas, foi reconhecido publicamente por conseguir diversos melhoramentos para sua cidade natal, da qual era notável defensor, bem como para outras cidades da região, onde era igualmente estimado. Archimedes Lammoglia faleceu em Salto.
 
O Museu é aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9 às 17h. Para visitas monitoradas e pesquisas no acervo é necessário agendamento.
Comentários