Região

Publicado: Quinta-feira, 4 de março de 2010

Projeto para coleta de recicláveis tem início em Porto Feliz

Moradores interessados em colaborar já podem se cadastrar.

Crédito: AI / Prefeitura de Porto Feliz Projeto para coleta de recicláveis tem início em Porto Feliz
Quem aderir à iniciativa se compromete a separar papéis, plástico, metais e outros materiais que podem ser reciclados

A Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CADS) está em processo de implantação da Cooperativa de Reciclagem em Porto Feliz, e já começou o cadastramento dos moradores interessados em colaborar com a coleta seletiva. Quem aderir à iniciativa se compromete a separar papéis, plástico, metais e outros materiais que podem ser reciclados.

Toda segunda-feira, um caminhão cedido pela Prefeitura faz o recolhimento dos materiais, que são encaminhados para um barracão localizado na Rua Anita Garibaldi, no Jardim Primavera. No local, as embalagens são separadas pelos catadores credenciados e encaminhadas para a venda. Futuramente, o barracão também servirá como ponto para a entrega dos recicláveis.

O projeto faz visitas aos moradores dos bairros Jardim Araritaguaba, Jardim Primavera, Jardim Morumbi, Jardim Bela Fonte, Jardim São Pedro, Jardim Porto Feliz, Jardim Brasil, Bambu, Cidade Jardim e parte do Cento.

“Esse trabalho vai ajudar na limpeza da cidade e do meio ambiente. Uma latinha de refrigerante, por exemplo, demora muito tempo para se decompor na natureza. Vamos conscientizar a população que uma parte do lixo pode ser reciclado”, lembra a agente ambiental Daniele Morato da Silva, 22 anos, moradora do Jardim Vante.

A iniciativa também agradou aos moradores. “Eu já separava o lixo que poderia ser reciclado. Acho ótimo que agora ele seja encaminhado para um projeto de coleta”, afirma a auxiliar de professor Adriele Freitas, 23 anos, moradora da Vila Angélica,um dos bairros que futuramente deverá ser atendido pelo projeto.

A Diretoria de Promoção Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), fez a triagem dos participantes do projeto, que atualmente são dez. No dia 12 de março, uma assembléia geral deverá formalizar a implantação da Cooperativa de Reciclagem em Porto Feliz.

A CADS conta com a parceria da Prefeitura de Porto Feliz e tem acompanhamento do Sebrae. Fazem parte da comissão membros da sociedade civil organizada e das diretorias de Promoção Social, Meio Ambiente e Obras. “O recolhimento dos materiais recicláveis pode resgatar a dignidade de algumas famílias que sofrem hoje com a exclusão social. Além disso, também geramos renda com a coleta seletiva”, explica o presidente da comissão, Sérgio Murilo Lopes.

Recicle!

Materiais que podem ser separados e entregues para reciclagem:

Papéis: jornal, revista, lista telefônica, cadernos, caixas de papelão, papéis em geral;
Plástico: embalagens de refrigerante (Pet), embalagens de produtos de limpeza, sacos e sacolas plásticas, embalagens de manteiga e óleo, potes de cremes e xampu, baldes e bacias, canos de PVC, brinquedos;
Metais: latinhas de alumínio, latas de produtos alimentícios, panelas, objetos de ferro, cobre, alumínio, zinco, chumbo, latão, bronze e sucatas em geral;
Óleo de fritura: guardar em garrafas Pet para recolhimento do agente;
Diversos: bateria automotiva, varais, motores elétricos em geral, parte de eletrodomésticos, etc.

Comentários