Publicado: Quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Porto Feliz inaugura Corpo de Bombeiros
25 bombeiros vão compor a unidade portofelicense.
Camila Bertolazzi
A partir do dia 26 de outubro, Porto Feliz entrará para o grupo das cidades que possuem uma unidade do Corpo de Bombeiros. O posto da corporação, que fica no início da rodovia Dr. Antonio Pires de Almeida (Porto Feliz-Sorocaba) será inaugurado às 16h, numa solenidade que contará com a presença de autoridades políticas, militares e da banda da Polícia Militar.
A princípio, 25 bombeiros vão compor a unidade portofelicense. Quinze deles são cedidos pelo Estado e outros nove são bombeiros municipais, que passaram por concurso público e estão recebendo treinamento. Um novo concurso, para a contratação de outras cinco pessoas, deve ser aberto em breve.
A construção do posto dos Bombeiros de Porto Feliz foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada. Cerca de R$ 200 mil foram investidos na obra, que demorou nove meses para ficar pronta. O espaço, de 648m² de área construída, foi elogiado pela cúpula da corporação, que adotou a planta do projeto como padrão para todas as demais unidades que serão construídas no Estado de São Paulo.
O posto do Corpo de Bombeiros será equipado com uma viatura conjugada para resgate, salvamento e incêndio. O carro-pipa da Guarda Civil Municipal, com capacidade para armazenar 8 mil litros de água, também ficará à disposição.
A estrutura física do posto é composta por sala de aula, três alojamentos, vestiários, amplo local para treinamentos, sala de controle do fone de emergência (193), sala de administração e atendimento de projetos, cozinha, almoxarifado e sala de higienização. Durante o tempo em que não estiverem atendendo as ocorrências, os bombeiros passarão por capacitação contínua.
Modernidade
Com a chegada dos Bombeiros, diversos serviços serão prestados para a população portofelicense. Exemplos disso são prevenção e extinção de incêndio, busca e salvamento, prevenção de acidentes e resgate de acidentados, aprovação de projetos de proteção contra incêndios, fiscalização das normas de prevenção e ações de calamidade pública.
Além dar maior segurança e tranqüilidade à população, a instalação da unidade em Porto Feliz diminuirá consideravelmente o custo do seguro contra incêndio das empresas, comércios, igrejas, hotéis e demais estabelecimentos.
“Uma cidade que possui o Corpo de Bombeiros é vista de maneira diferenciada pelos empresários e investidores. Certamente, a conquista do posto por Porto Feliz vai atrair novos investimentos e gerar empregos por aqui”, comemora o prefeito Cláudio Maffei.
- Tags
- porto feliz
- bombeiros
Comentários