Museu Cidade de Salto tem exposição sobre história geológica da região
Mostra segue até o dia 01 de janeiro de 2011.
Jéssica FerrariO Museu Cidade de Salto expõe até o dia 01 de janeiro de 2011, em colaboração com o Instituto de Estudos Vale do Tietê (INEVAT), Salto Ambiental e Instituto Aruanã, testemunhos de rochas existentes na região, compreendendo granitos, varvitos e placas de sedimentos que afloram na chamada Bacia do Paraná.
Os materiais foram colhidos por ocasião da excursão realizada como exercício prático do curso de Geografia Regional no decorrer de 2010, que contou com apoio da Prefeitura de Salto, juntamente com a Delegacia do Ensino Regional de Itu da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Fazem parte da exposição mapas e fotos que esclarecem as condições geológicas do território regional. Poderão ser apreciadas matérias que ilustram aspectos de interesse científico da geologia regional em Salto, tais como superfícies estriadas do Guaraú, marcadas pela passagem de geleiras, assim como estudos que tratam da origem dos lagos fluviais, junto às margens do Tietê.
O curso de Geografia Regional em Salto foi desenvolvido pelos professores Salvador Carpi Júnior (Geografia), Iara Weisseberg (Geologia) e Cleusson Bortoletto (Meio Ambiente).
A Exposição tem por objetivo apoiar o desenvolvimento das áreas da Educação, da Cultura, do Turismo e da defesa do Meio Ambiente, no sentido de transferir conhecimentos específicos das áreas da Geografia, Geologia, História e do Meio Ambiente, hoje restritos a universidades.
Programa de transferência de conhecimentos geográficos regionais será preparado pelo INEVAT em conjunto com professores do Grupo Escolar Tancredo do Amaral, a mais antiga escola pública de Salto, como parte das comemorações do centenário da Escola. Com base nessa experiência pioneira, projetos serão futuramente oferecidos para outras escolas da região.