Região

Publicado: Quarta-feira, 20 de julho de 2011

Indaiatuba sedia o projeto 'Agosto das Artes'

As inscrições devem ser feitas a partir do dia 25 de julho.

Crédito: A.I/Prefeitura de Indaiatuba Indaiatuba sedia o projeto 'Agosto das Artes'
Nos dias 20 e 27 de agosto e 3 e 10 de setembro (sábados), haverá o workshop de Técnicas de Grafite

O projeto “Agosto das Artes” acontece em Indaiatuba com a realização de cinco oficinas de arte e uma mostra de cinema relacionada ao tema. As inscrições para as oficinas devem ser feitas a partir do dia 25 de julho no Centro Cultural Wanderley Peres, local onde serão realizadas as atividades. Para participar é necessário doar um pacote de fralda geriátrica. As vagas são limitadas por ordem de inscrição. A mostra de cinema exibirá três longas-metragens no Cine Topázio com entrada gratuita.

Oficinas

Pop Art

A oficina “A Pop Art de Andy Warhol” acontecerá nos dias 6 e 13 de agosto, das 9 às 12 horas, com Vera Orsini. Há 15 vagas disponíveis e a idade mínima para participar é 16 anos. O objetivo é “brincar” com a Pop Art, transformando a foto de alguma pessoa com a técnica criada pelo norte-americano Andy Warhol, que pintou produtos americanos famosos, como latas da sopa Campbell’s e garrafas da Coca Cola nos anos 60.

Vera Orsini trabalha com arte contemporânea, desenvolvendo a construção de objetos com diversas técnicas, como resina, papel, tela, vidro, acrílico e interferência fotográfica. Já frequentou cursos em Artes Visuais com Carlos Fajardo, Semiótica com Del Pillar Salum, Pintura com André Lafetá, Aquarela com Roberto Mazzetto (Veneza) e Vera Ferro, Workshop de fotografia com Rogério Ghomes e Arte Contemporânea com Sylvia Furegatti.

Cerâmica e argila

A oficina será ministrada pelo pintor Gomes Heleno nos dias 10, 17, 24 e 31, das 18h30 às 20h30. São 15 vagas para pessoas com no mínimo 16 anos de idade. As aulas abordarão o histórico da cerâmica, o cuidado e manuseio da argila, a utilização das ferramentas e algumas técnicas de modelagem, como esfera, placas e ocagem. A oficina inclui também o processo de acabamento, queima e princípios da esmaltação. Os participantes serão orientados de acordo com o interesse de cada um. Serão oferecidos exercícios de modelagem em argila, queima e esmaltação das peças.

Gomes Heleno, nascido em Campinas, é escultor e pintor. Ele desenvolve trabalho escultório desde década de 90, bem como modelagem para cerâmica, trazendo como referências artísticas nomes como: Narege, Cristina Roese, Egas Francisco, Mário Gravem Borges e Fabio Bittencourt.

Aquarela sobre tela

O curso de Aquarela sobre Tela – Natureza Complementar será realizado nos dias 12, 19 e 26 de agosto e 2 de setembro, das 18h30 às 21h30. São 20 vagas e a idade mínima dos participantes é de 16 anos. A finalidade é ensinar a técnica da aquarela sobre tela, que usa a água como elemento principal. Segundo a professora Kenia D’Angelo, os participantes irão aprender as possibilidades desse recurso, que produz um efeito libertador. “Permite-nos encontrar a nossa própria voz e expressar nossas ideias de modo confiante e vigoroso”, diz.

Kenia D’Angelo é desenhista, pintora, aquarelista e especialista em mandalas. Em sua carreira artística de 25 anos, desenvolveu trabalhos nas áreas de propaganda, ilustração, cenografia e grafismo. Suas obras estão espalhadas por diversos países como Portugal, Nova Zelândia, Austrália e Canadá. Trabalha desde 1991 com Arte Educação, orientando, dirigindo e desenvolvendo projetos e workshops para crianças, adolescentes e adultos nas áreas de Desenho, Pintura em Acrílica, Aquarela, Linguagem Arquitetônica, Grafismo, Confecção e Interpretação de Mandalas.

Grafite

Nos dias 20 e 27 de agosto e 3 e 10 de setembro (sábados), haverá o workshop de Técnicas de Grafite, aplicadas sobre tela, das 10 às 13 horas, com os grafiteiros Shock e IconeKill. Serão oferecidas 25 vagas para pessoas com no mínimo 16 anos de idade. Dividida em quatro aulas, o workshop tem como objetivo apresentar a técnica do grafite além dos muros, utilizando o spray em tela e transcendendo os espaços para contribuir com a integração com os artistas plásticos.

Shock é um artista urbano paulista, que atua há 10 anos pelas ruas e galerias por onde passa. Referente, irreverente, polêmico e um escritor técnico, Shock se difere pela subliminar versatilidade de sua linguagem.

IconeKill desde 1999 pinta muros de São Paulo e hoje, estabelecido na Zona Leste, é um dos representantes das letras estampadas no concreto da cidade. Com influências do Hip Hop e dos anos 80 e 90, Icone traz para seu trabalho elementos que remetem a essa época, sempre combinando cores e texturas ímpares.

Fotografia

Entre os dias 29 de agosto e 31 de outubro, acontecerá a oficina de Fotografia para Iniciantes, das 19 às 21 horas, com a fotógrafa Marta Campos. Haverá 25 vagas e a idade mínima é de 12 anos. Por ser voltado a iniciantes, não serão aceitas inscrições de alunos que já tenham feito algum curso de fotografia da Secretaria de Cultura. O objetivo da oficina é propor um aprendizado básico de fotografia, com a produção de fotos com o tema “A felicidade é simples assim...”.

Marta Campos, que hoje reside em Indaiatuba, viu despertar o desejo de seguir carreira de fotógrafa após ver uma exposição em Nova Iorque. Morando na França, ela se dedicou e estudou durante dois anos em uma faculdade de fotografia. Estagiou na Magnum Fotos, em jornais, revistas e assim, a sua carreira de fotojornalista evoluiu.

Mostra de Cinema

A mostra de cinema do “Agosto das Artes” exibirá filmes nos dias 11, 18 e 25, às 19 horas, na sala do Cine Topázio do Shopping Jaraguá. A entrada é gratuita. No dia 11 de agosto, será exibido o documentário “Lixo extraordinário” (2009), cujos diretores são João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker. Ele relata a trajetória do lixo dispensado no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina localizado na periferia de Duque de Caxias (RJ), até ser transformado em arte pelas mãos do artista plástico Vik Muniz e seguir para prestigiadas casas de leilões internacionais. São obras que, muitas vezes, retornam ao Rio para compor as paredes da alta sociedade carioca. A duração é de 90 minutos.

No dia 18 de agosto, será apresentada a biografia “Vida e Arte de Georgia O’Keeffe” (2009), de Bob Balaban. O filme mostra os quadros da artista ao longo do seu romance com o carismático fotógrafo Alfred Stieglitz, de seu colapso emocional ao descobrir que ele era infiel e durante sua autodescoberta em Taos, no Novo México. A duração é de 88 minutos. No dia 25, haverá a exibição de “Cildo” (2008), de Gustavo Moura. A biografi

Comentários