Imagem peregrina de Nossa Senhora da Ponte chega a Porto Feliz
A santa é padroeira da cidade de Sorocaba.
Tamara Horn
A imagem peregrina de Nossa Senhora da Ponte chegou à Matriz Nossa Senhora Aparecida, em Porto Feliz, na tarde de 4 julho, às 18 horas. A santa é padroeira da cidade de Sorocaba e também da Arquidiocese de Sorocaba.
História de Nossa Senhora Ponte de Sorocaba
Em 1590, foi construída uma ponte na região de Sorocaba para dar passagem à expedição de Afonso Sardinha, a qual visava explorar as minas de ferro do morro de Ipanema. A expedição acabou fundando uma cidade que não vingou. Mas a ponte ficou, e lá se encontrava quando Baltazar Fernandes veio de Sant'Ana do Parnaíba com sua família, colonos e escravos. Ele fixou-se na região, surgindo então a atual cidade de Sorocaba.
Em Porto Feliz
Fiéis das três paróquias da cidade estiveram presentes no local, pois em 12 de julho (terça-feira) a imagem partirá para Tietê as 18h30.
Participaram da missa os diáconos Paulo e Silvio, da Paróquia Mãe dos Homens, juntamente com o padre Washington, no presbitério; além dos franciscanos da fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe da OFS e as irmãs do Instituto das Filhas de São José.
Na homilia, padre Washington fez um momento de reflexão. “Esta visita tem somente a contribuir para a nossa fé, pois, apesar de ser uma imagem, é um sinal da fé, e quando recebemos àquela que nos visita, e quando nos visita, leva Deus”, afirmou o sacerdote.