Grupo Wadaiko Sho se apresenta no SESI Música 2010 em Sorocaba
O evento gratuito acontece dia 28 de maio.
Jéssica Ferrari
O grupo Wadaiko Sho se apresenta gratuitamente no projeto SESI Música 2010, no dia 28 de maio, às 20 horas, no teatro da unidade de Sorocaba. O show Tokinonagare faz parte da Série World Music, que propõe apresentar expressões musicais de diversas culturas, dos mais variados países e etnias, proporcionando ao público uma verdadeira viagem pelo mundo por meio da música.
Os integrantes da banda tocam instrumentos japoneses como shinobue (flauta), shamisen (cítara japonesa), narimono (percussão) e percussão brasileira. Estão listadas para o evento músicas folclóricas japonesas, performances com o taiko moderno do Japão e o taiko de influência brasileira, mostrando a modificação que este instrumento sofreu durante os 100 anos da presença japonesa no Brasil.
Histórico do grupo
Único grupo profissional do Brasil, Wadaiko Sho foi criado em 2002 na capital paulista. O show foi batizado de Tokinonagare, cujo significado é “com o passar do tempo”. Ganhou este nome porque sintetiza as modificações que a arte do taiko passou nas últimas décadas, caminhando do Japão das tradições para o da modernidade e, mais tarde, em direção ao Brasil, onde atinge a maior população de descendentes de japoneses no mundo.
Taiko, em japonês, é o nome para designar o tambor, um instrumento percussivo presente há vários séculos na cultura do Japão. Anteriormente usado em cerimônias religiosas, em matsuri (festividades) e nas artes tradicionais como o Gagaku e nos teatros No, Kyogen e Kabuki, o taiko começou a ser ouvido com mais intensidade após o final da Segunda Guerra Mundial em shows do estilo kumidaiko (combinação de grupo polifônico de taiko). O kumidaiko é uma apresentação com tambores, na qual ritmos e coreografias se mesclam criando em cada peça uma experiência singular que, se não é religiosa no sentido estrito da palavra, seguramente encerra um caráter de espiritualidade, marcadamente étnico.
O taiko abrasileirado foi desenvolvido por Setsuo Kinoshita com o objetivo de aproximar o público do taiko tradicional. A intenção é que os brasileiros possam se familiarizar aos poucos com o som do taiko e, assim, despertar a curiosidade para conhecer mais de perto a arte original.
Wadaiko Sho trás no seu nome significados típicos da cultura japonesa: Wadaiko é a arte dos tambores japoneses e sho remete ao verbo viver. Assim, Wadaiko Sho seria o estilo de vida daqueles que amam e vivem da arte dos tambores japoneses.
Tamie Kitahara (shamisen) – vinda do Japão na década de 1950 é uma das principais representantes da música instrumental tradicional japonesa no País. Ainda na infância, iniciou-se no koto (espécie de harpa japonesa de 13 cordas). No Brasil, além deste instrumento, estudou canto folclórico japonês e shamisen, a cítara japonesa semelhante ao banjo, com três cordas e tocada com um plectro (bachi).
Bruno Degani (percussão brasileira) – estuda musicoterapia na Faculdade Paulista de Artes (FPA) e percussão popular na Universidade Livre de Música (ULM). Músico versátil, ele é baterista de bandas funk e de samba-rock, toca pandeiro num trio de chorinho e surdo num grupo de marchinha de carnaval, além de ter executado trabalhos com grupos de samba, de música cubana e de maracatu.
Repertório
1 - Tanjyo (Wadaiko Sho)
2 - Tokinonagare (Wadaiko Sho)
3 - Futebol e Taiko de Samba (Wadaiko Sho)
4 - Yataibayashi (folclóricas)
5 - Minyo (folclóricas)
Serviço:
SESI Música 2010 - Série World Music – Wadaiko Sho
Local: SESI Sorocaba – rua Duque de Caxias, 494 – Vila Mangal
Data e horário: dia 28 de maio (sexta-feira), às 20 horas
Capacidade: 259 lugares
Classificação: livre
Duração: 90 minutos
Entrada: Franca
Mais informações pelo telefone (15) 3224-4090.