Publicado: Quarta-feira, 25 de junho de 2008
Filósofo fala sobre liberdade e sofrimento
Daniel Lins debaterá o assunto em Sorocaba, no dia 27.
Camila Bertolazzi
O filósofo e psicanalista Daniel Lins dá continuidade ao módulo “Filosofia como ação: por que pensar e agir precisam estar juntos? Ética é responsabilidade”, com a palestra “Agir e não reagir: liberdade e sofrimento”, nessa sexta-feira, dia 27 de junho, às 19 horas, no Café Filosófico da CPFL Cultura em Sorocaba.
Daniel Lins é doutor em Sociologia pela Sorbonne, Universidade de Paris VII, com pós-doutorado em filosofia pela Universidade de Paris VIII. Atua como professor associado da Universidade Sorbonne – Paris III e é diretor do laboratório de estudos e pesquisas da subjetividade da Universidade Federal do Ceará. Lins também é autor dos livros Expressão: Espinosa em Deleuze, Deleuze em Espinosa (Forense Universitária, 2007), Razão Nômade (Forense 2006), Juízo e Verdade em Deleuze (Annablume, 2005), e Nietzsche / Deleuze: Arte, Resistência (Forense, 2007).
“O mundo, segundo Nietzsche, é a expressão necessária do caos processual constituído de encontros afetivos, salutares ou desagradáveis entre os corpos. Como, então, ser livre diante da necessidade do caos? Como encontrar no caos sua força positiva, sua potência de vida? A liberdade é uma ação que nos leva a agir e não a reagir; a liberdade é uma prática inserida à vida, como o pensamento. Trata-se, pois, para encontrar a alegria e a liberdade mínimas, de avaliar os afetos dolorosos de maneira afirmativa. Se a liberdade é uma criação social, o sofrimento é próprio do homem. Aquilo que é susceptível de nos libertar, é a conquista dos sofrimentos impostos ao homem como destino. O que é sofrer ? O que nos faz sofrer é, sobremodo, o novo, o desconhecido. A linearidade do corpo (verdades, crenças, valores dominantes) se vê, assim, atormentada pelos sofrimentos.”, questiona o palestrante.
A programação da CPFL Cultura em Sorocaba terá uma pausa no mês de julho e será retomada em 1º de agosto, com a palestra do psicanalista Flávio Gikovate. Os encontros são realizados no Auditório da CPFL Piratininga, localizado na avenida Armando Pannunzio, 1555 - Jardim Romilda, aberto a partir das 18 horas. A entrada é gratuita e por ordem de chegada. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000.
Comentários