Região

Publicado: Segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dia do Diabetes contará com evento em Indaiatuba

Atividade será realizada dia 10 de novembro.

Dia do Diabetes contará com evento em Indaiatuba
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba estima que aproximadamente 20 mil pessoas sejam portadoras de diabetes mellitus na cidade

Uma ação promovida pela Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, pretende conscientizar a população sobre essa doença silenciosa que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros. Dia 10 de novembro (sábado) a população terá a oportunidade de fazer exames de glicemia, aferir a pressão arterial, medir a circunferência abdominal e obter orientações sobre a doença na Praça Prudente de Moraes das 8 às 14 horas.

Trata-se de uma atividade que visa lembrar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado dia 14 de novembro, data criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo.

Outra atividade realizada na mesma data será uma caminhada promovida pelo Lions Clube em parceria com a Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba. A concentração será realizada às 8h30 em frente ao Lions Clube, situado à Avenida Conceição, 112. O grupo seguirá até a Praça Prudente de Moraes.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba estima que aproximadamente 20 mil pessoas sejam portadoras de diabetes mellitus na cidade, apesar muitos ainda desconhecerem ser portadores da doença. Segundo o secretário da pasta, dr. José Roberto Stefanni, cerca de 60% da mortalidade do município ocorre em decorrência de doenças crônicas não transmissíveis. “É preciso estar atento, pois se trata de uma doença pouco sintomática e o diagnóstico precoce é de extrema importância para evitar futuras complicações”, disse.

Centro de Referência

O grupo gestor da Secretaria de Saúde em parceria com a Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba está desenvolvendo um projeto para a criação de um centro de referência para pacientes com obesidade, hipertensão e diabetes. A intenção é oferecer um novo serviço à população com atendimento qualificado e equipe multidisciplinar para acompanhar os casos mais graves e promover o matriciamento na rede de saúde do município.  

Os portadores de diabetes mellitus contam atualmente com o Programa Hiperdia que, além de um sistema informatizado que permite cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes, conta com uma equipe de profissionais que dão orientações sobre as doenças e dicas de como viver melhor.

Comentários