Região

Publicado: Sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cooperativa de Porto Feliz recebe prensa de materiais reciclados

Durante o mês de março foram recolhidos 1.910 quilos de lixo

Crédito: AI / Prefeitura de Porto Feliz Cooperativa de Porto Feliz recebe prensa de materiais reciclados
Atualmente ela conta com 12 cooperados

A recém-criada Cooperativa Monções de Coleta Seletiva conta desde o dia 8 de abril com uma prensa para materiais reciclados, em Porto Feliz. A máquina foi cedida através de comodato entre Governo Municipal e a empresa Laerte Reciclagem de Itu.

De acordo com o Coordenador de Assistência Básica da Diretoria de Desenvolvimento Social, Sérgio Murilo Lopes, a aquisição da máquina é necessária para agregar valor ao material recolhido e ampliar a renda dos cooperados.

Durante o mês de março, a Cooperativa conseguiu recolher 1.910 quilos de papel, 1.000 quilos de sucata, 800 quilos de vidro e 62 quilos de alumínio.

A Cooperativa de Reciclagem de Porto Feliz foi criada no dia 12 de março. Seu objetivo é gerar renda aos cooperados e diminuir o acúmulo dos resíduos sólidos na cidade e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem.

Atualmente, ela conta com 12 cooperados todos assistidos pela Diretoria de Desenvolvimento Social.

Adesão

O cadastramento dos moradores interessados em colaborar com a coleta seletiva prossegue. Quem aderir à iniciativa se compromete a separar papéis, plástico, metais e outros materiais que podem ser reciclados. Toda semana, um caminhão cedido pela Prefeitura faz o recolhimento dos objetos recicláveis nos bairros atendidos pelo projeto.

Os bairros Jardim Araritaguaba, Jardim Primavera, Jardim Morumbi, Jardim Bela Fonte, Jardim São Pedro, Jardim Porto Feliz, Jardim Brasil, Bambu, Cidade Jardim e parte do Centro recebem serviço de coleta dos materiais recicláveis toda segunda-feira.

Na Vila Angélica, Jardim São José, Porungal, Residencial Porto Feliz, Chácara Nestor, Cidade Jardim, São Bento e Vila Maria, a coleta dos materiais acontece às terças-feiras.

A cooperativa pretende intensificar a participação popular na coleta seletiva. Com a adesão de um número maior de moradores, o projeto poderá atender a outros bairros nos próximos meses.

Enquanto isso, um barracão localizado na rua Anita Garibaldi, no Jardim Primavera, também funciona como ponto de coleta. A população pode levar os materiais recicláveis até o local de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Comentários