Região

Publicado: Segunda-feira, 13 de abril de 2009

Biblioteca Municipal de Sorocaba faz aniversário

Uma exposição contará a história do local.

A mostra “Biblioteca Municipal – 30 anos de dedicação à cultura sorocabana” está sendo exibida na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, ao lado do Paço Municipal, até o dia 21 de abril. São expostas mais de 80 fotos do acervo da Prefeitura de Sorocaba e do Projeto Memória do Jornal Cruzeiro do Sul, além de objetos antigos que retratam a história da Biblioteca na cidade.

Segundo o secretário da Cultura, Anderson Santos, a importância da Biblioteca para a cultura da cidade é enorme. Lá são promovidas exposições periódicas, palestras, cursos, teatro e apresentações musicais, além da Expo Literária”, explica.


A história da Biblioteca Municipal

A primeira Biblioteca Municipal de Sorocaba de que se tem notícia foi criada em 27 de maio de 1941 pelo Prefeito Capitão Augusto César do Nascimento Filho. Em 1942 a Biblioteca se encontrava aberta ao público à Rua Brigadeiro Tobias, ao lado Paço Municipal. E, em 07 de janeiro de 1949 o jornal Cruzeiro do Sul noticia que a Biblioteca Pública Municipal se encontrava à Rua da Penha, 420.

Já em 10 de fevereiro de 1978, através da Lei n° 1942, a nova Biblioteca iniciou suas atividades à Rua Comendador Oeterer, 737, antiga sede das Bibliotecas Operária e Espírita, em caráter provisório, Contava com um acervo inicial de 3.000 livros.

Em 18 de abril de 1979 a Biblioteca Municipal transfere-se para a Rua da Penha, 681, antigo prédio do Banco Comercial do Estado de São Paulo, instalado em 1927, e depois transformado em Museu Histórico e Pedagógico Brigadeiro Tobias de Aguiar e hoje Biblioteca Infantil Renato Sêneca de Sá Fleury.

Em 1984, é organizada e aberta ao público a Biblioteca Braille em uma das salas laterais do piso térreo da Casa da Cultura (antigo Fórum, hoje Oficina Cultural Grande Otelo) junto à Praça Frei Baraúna.

Em 10 de agosto de 1985 são inauguradas oficialmente as Bibliotecas Braille e Infantil na Casa da Cultura. Em 1991 a Biblioteca Municipal passa a funcionar no Largo de São Bento n° 45. Em 06 de janeiro de 1992 as Bibliotecas Braille e Infantil foram transferidas da Casa da Cultura à Rua Silvio Romero n° 209 e, em junho do mesmo ano, para a Rua da Penha n° 681.

Em outubro de 1994 a Biblioteca Municipal é desmembrada, transferindo o acervo circulante ao Edifício Antares, na Rua Arthur Martins n° 63. Os livros de consulta continuaram no Largo de São Bento. Em 14 de maio de 1996 dá-se o agrupamento das três Bibliotecas: Municipal, Circulante e Braille à Avenida Afonso Vergueiro n° 925, antiga fábrica de tecidos Santo Antônio, construída em 1913 pelo grupo empresarial da Cianê (Companhia Nacional de Estamparia).

O prédio atual da Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger foi inaugurado no dia 10 de dezembro de 2004. Com acesso pela avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, a Biblioteca Municipal está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, ao lado da Prefeitura Municipal.
Comentários