Região

Publicado: Quarta-feira, 28 de abril de 2010

Bailarino barroco se apresentará no Conservatório de Tatuí

O número "Danças Ibéricas" acontecerá no dia 8 de maio.

Bailarino barroco se apresentará no Conservatório de Tatuí
Ricardo Barros é um dos poucos especialistas a conciliar execução com conhecimento do panorama da dança e música no período barroco

O grupo “Performance Histórica do Conservatório de Tatuí” fará uma apresentação única do programa “Danças Ibéricas” no dia 8 de maio, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí. O grande destaque do evento ficará por conta da participação do bailarino barroco Ricardo Barros – brasileiro naturalizado luso-britânico.

Barros, que é PhD em dança e música teatrais francesas dos séculos XVII e XVIII, foi convidado pelo grupo “Performance Histórica” para apresentar especialmente danças do barroco espanhol baseadas no tratado de Juan Antonio Jacque, que traz uma variedade de danças da época, como: Sarabandas, Xácaras, Chaconas, Folias, entre outras.

“Devido às relações históricas e culturais estabelecidas entre os reinos da França, Itália, Inglaterra e Espanha, muitas vezes através dos casamentos de membros da família real e da nobreza, manifestam-se similaridades entre as danças nesses países”, explica Selma Marino, coordenadora do grupo. “Como exemplo, podemos citar o matrimônio de Luis XIV da França com a Infanta espanhola Maria Teresa, que provocou influência artística e cultural na dança barroca francesa”.

O teatro Procópio Ferreira está localizado na rua São Bento, 415, centro de Tatuí. Os ingressos para a apresentação única custam R$ 10 (idosos, estudantes e aposentados pagam meia). Mais informações pelo telefone (15) 3205-8444.

Sobre Ricardo Barros

Ricardo Barros é um dos poucos especialistas a conciliar execução com conhecimento do panorama da dança e música no período barroco. Vivendo na Grã Bretanha desde 1993, Barros foi recentemente agraciado com o título honorário da “Associate Royal Academy of Music” pelo seu papel e importância no engrandecimento da música na Grã-Bretanha.

Formado em música pela Unicamp, o bailarino fez pós-graduação em música antiga na Guildhall School of Music & Drama de Londres e especializou-se em danças antigas. Também é pós-graduado em cravo na aclamada Roya I Academy of Music de Londres e obteve seu PhD (doutorado) em dança e música teatrais francesas dos séculos XVII e XVIII. Atualmente, Ricardo Barros atua como cravista e como bailarino barroco; além de coreógrafo na Grã-Bretanha e na Europa.

Grupo Performance Histórica

O grupo “Performance Histórica” iniciou suas atividades em 2009 e tem como objetivo a interpretação e a divulgação do repertório dos séculos XVI ao XVIII. É formado por professores e alunos bolsistas de nível avançado (flautas doces, cordas e cravo). É um dos grupos artístico-pedagógicos da instituição mantidos pelo Governo de São Paulo.

Ele é coordenado pela professora Selma Marino e integrado pelos alunos Henrique Cananosque Neto (flauta), Isaias Augusto Gabriel e Samira Giro Zeber Lopes (violinos). Para esta apresentação, o grupo contará com a participação especial dos músicos convidados João Guilherme Figueiredo (viola da gamba), Dagma Eid (guitarra barroca), Diogo Rodrigues (alaúde e guitarra barroca), Osny Fonseca (cravo), além do bailarino Ricardo Barros.

Comentários