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Publicado: Sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Alunos de Várzea Paulista visitam Porto Feliz

Estudantes foram recepcionados pelo prefeito Cláudio Maffei.

Crédito: AI / Prefeitura de Porto Feliz Alunos de Várzea Paulista visitam Porto Feliz
Estiveram em pontos turísticos da cidade, como o Parque das Monções

Cerca de 250 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “São Miguel Arcanjo”, da cidade de Várzea Paulista, estiveram em Porto Feliz, no dia 24 de outubro, para conhecer pontos turísticos do município. Os estudantes foram recepcionados no Espaço Cultural “Olair Coan”, pelo prefeito Cláudio Maffei, pelo secretário de Governo, Aguinaldo Leite, e pelo coordenador de Turismo, Moisés de Oliveira.

“É uma grande alegria recebê-los na nossa Terra das Monções. Aqui, vocês vão conhecer um pouco da história de Porto Feliz e também do Brasil”, disse o prefeito aos estudantes e aos professores que acompanharam o passeio.

Durante a visita, os alunos assistiram ao documentário “Porto Feliz - Roteiro dos Bandeirantes” e a um trailer sobre a Semana das Monções. Em seguida, estiveram em pontos turísticos da cidade, como o Parque das Monções, onde assistiram a uma pequena encenação teatral.

Os alunos presentearam o prefeito e o secretário de Governo com orquídeas. A responsável pelo Posto de Informações Turísticas (PIT), Maria de Lourdes Kerche do Amaral e a coordenadora de Apoio ao Sistema Educacional, Juliana Moura Gutierrez, também foram presenteadas.

Para agendar visitas monitoradas a Porto Feliz é necessário entrar em contato com o Posto de Informações Turísticas e fazer o agendamento pelo telefone (15) 3262-4547 ou pelo e-mail [email protected].

Estudo sobre Inclusão

A professora Débora Cristina Silva Bonomi, da escola São Miguel Arcanjo, entregou ao prefeito um estudo sobre a inclusão nas escolas, elaborado com professores da rede municipal de ensino de Porto Feliz. A pesquisa de campo foi realizada pela educadora juntamente com outras duas professoras como parte da monografia para obtenção do título de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Faccamp.

O trabalho aborda a forma como os profissionais da Educação de Porto Feliz encaram a inclusão nas unidades escolares e identifica os sentimentos e dificuldades em relação ao assunto. “Nessa pesquisa, a inclusão tomou um sentido amplo, envolvendo tanto a inclusão social quanto a inclusão de crianças com deficiência, com problemas de aprendizagem e outros tipos de dificuldades”, afirma Débora. “Porto Feliz nos surpreendeu porque os professores se mostraram realmente dispostos a trabalhar com a inclusão e a assumir diversos papéis sociais em sala de aula: o papel de professor, de pai, de psicólogo, de assistente social. Também notamos a satisfação dos professores em trabalhar na estrutura oferecida pela rede municipal de ensino”, conta a educadora.

Débora destacou ainda o acesso oferecido pelo Governo Municipal de Porto Feliz para a realização do estudo. “Entramos em contato com diversas administrações para que pudéssemos elaborar a pesquisa. A Prefeitura de Porto Feliz nos deu totais condições para conduzir o trabalho junto à Secretaria de Educação e aos professores. Estamos muito satisfeitas com a oportunidade e atenção que nos foram oferecidas”, revela.

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