42ª Exposição Nacional de Orquídeas é realizada em Salto
O evento ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de outubro.
Flávia Gati
A Associação Saltense de Orquidófilos (ASO), em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura da Estância Turística de Salto, promoveram nos dias 14, 15 e 16 de outubro, a 42ª Exposição Nacional de Orquídeas, no Centro Esportivo “João Luiz Guarda”.
Na noite da sexta-feira, dia 14 de outubro, aconteceu a abertura oficial do evento contando com as presenças do prefeito Geraldo Garcia, Secretário de Governo, Gilmar Mazetto, Secretário da Cultura e Turismo Valderez Antonio da Silva, Vereadores Álvaro Pacheco, Willhes Gomes da Silva e Divaldo Aparecido dos Santos, o Padre Silvio Andrei, o Presidente da ASO, Ricardo Pinto Monteiro, além da presença de representantes da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB).
O evento foi abrilhantado pelos músicos e professores do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari” Maria Luiza Zani Dutra e Gilmar de Campos; e pelo Balé da Cidade de Salto. Convidado a fazer uso da palavra, o Presidente da ASO, Ricardo Pinto Monteiro, destacou a participação de 23 cidades na exposição.
Nesta edição, o poder público e a ASO decidiram prestar uma singela homenagem, na verdade a entrega de dois certificados de honra ao mérito, aos Srs. Atahyde Ribeiro Martins e Paulo Rodrigues dos Santos, que estiveram presentes na fundação da Associação e também à frente de todas as exposições, prestando relevantes serviços até os dias atuais.
No sábado, além da visitação, o público que prestigiou a Exposição participou de palestra sobre cultivo e manutenção de plantas. O evento contou também com a Mostra Fotográfica “Salto, um outro olhar”. A solenidade de premiação foi realizada na tarde do domingo. Confira os vencedores em cada categoria:
Categoria Espécies
1º lugar – Cattleya Nobilior Amaliae – Valmir Achiles Oliveira – Americana (SP).
2º lugar – Cattleya Violácea Flamea X Catteya Violácea tipo Golias – Flávio Augusto – Mogi Guaçu (SP).
3º lugar – Brassavola Tuberculata – Valmir Achiles Oliveira – Americana (SP).
Categoria Hibrido
1º lugar – Lc. Aloha Case – Antonio Dionizio da Silva – Jarinu (SP).
2º lugar – C. Shileriana X C. Granulosa – Adelfo Membrive – Salto (SP).
3º lugar – Blc. Hwa Y. Beauty Rainbow X Blc. Feeling Love – Valmir Achiles Oliveira – Americana (SP).
Categoria Botânica
1º lugar – Epidendrum Filicaule – Antonio Fernando e Ana M. Olitta – Piracicaba (SP).
2º lugar – Angulocaste Hockerii – Antonio Donatini Neto – Salto (SP).
3º lugar – Encyclia Cordigera Var. Atropurpurea – Antonio Fernando e Ana M. Olitta – Piracicaba (SP).
Categoria Avançada
1º lugar – Oncidium Sphacelatum – Cirineu Alves de Lima – Salto (SP).
2º lugar – Maxilaria Tenuefolia – Wagner Vaz – Salto (SP).
3º lugar – Mapinguari Desvauxianus – Ademar Dantas Teixeira – Piracicaba (SP).
Categoria Exótica
1º lugar – Bulbophyllum Megaclinium Falcatum – Adelfo Membrive – Salto (SP).
2º lugar – Ascocentrum Ampullaceum – Maria José Muriano – Americana (SP).
3º lugar – Paphilionante Teres – Paulo Giacomini – Capivari (SP).
História
A Exposição de Orquídeas chega neste ano a sua 42ª edição, trazendo as cores e a beleza destas plantas para a cidade e ajudando a divulgar o nome de Salto por todo o país. Em todos os anos, a Exposição recebe diversos expositores oriundos de diferentes cidades. São também expostas e vendidas centenas de orquídeas de diferentes cores e tamanhos.
A mostra é resultado de anos de dedicação de inúmeros homens e mulheres. As plantas que podem ser vistas são resultado de uma dedicação constante, que requer cuidados e técnicas especiais. Como se nota, a orquidofilia, ou, o ato de cuidar e amar as orquídeas, é também um traço peculiar à cidade de Salto. Afinal, há mais de 40 anos criou-se o hábito na cidade de cultivar estas plantas que tanta admiração despertaram e ainda despertam em todo o mundo.
A primeira exposição de orquídeas em Salto ocorreu em 1968, na antiga Concha Acústica, por iniciativa de homens que faziam da orquidofilia mais que um hobby. Em 1969, quando passou a contar com o apoio do poder público, o evento ocorreu no prédio onde hoje funciona o Museu da Cidade de Salto. Em 1970, as plantas foram expostas na Ilha dos Amores.
Com o sucesso das três primeiras exposições, os orquidicultores saltenses decidiram dar maior solidez aos seus trabalhos. Assim, em 4 de agosto de 1971, reuniram-se nas dependências da Biblioteca Municipal a fim de discutir a fundação de uma sociedade. E com esse sentido foi criada a então “Sociedade de Orquidófilos Saltense Dr. Frederico Carlos Hoehne”, nome que homenageava um dos descobridores das orquídeas e dono de diversa literatura sobre o assunto.
A primeira comissão administrativa foi formada por Olavo Tindal Laghi, Clementino de Oliveira, Atahyde Ribeiro Martins, Tadashi Abe, Tonino Chavegatti e Antonio Rossi. Estes e mais outros, como João Ferraro, Paulo de Tarso Liberalesso e Paulo Rodrigues dos Santos, este que até hoje integra a associação, assinaram á Ata de Fundação.
A Sociedade mudou de nome alguns anos atrás, passando a se chamar Associação Saltense de Orquidófilos. Além da exposição, a entidade também é responsável pelo plantio e a manutenção das orquídeas existentes na praças e nos parques do município.