Região

Publicado: Sexta-feira, 10 de maio de 2019

3º Festival de Teatro de Salto reúne diversas atrações culturais

Ao total, serão nove grupos e companhias da cidade e região.

3º Festival de Teatro de Salto reúne diversas atrações culturais
Sala Palma de Ouro será palco de apresentações

A Prefeitura de Salto, através da Secretaria da Cultura, realiza entre os dias 10 a 19 de maio, na Sala Palma de Ouro, o 3º Festival de Teatro de Salto. O evento conta com apresentações gratuitas dos grupos saltenses.

Ao total, nove grupos e companhias da cidade e região apresentarão novas produções ou releituras de peças teatrais dos seus repertórios, entre dramas, comédias e farsas. O Festival contará com a participação Zéfiros Cia de Teatro, Cia Insira Aspas, Cia Força das Emoções, Cia Stepout, Cia Mandrágoras de Teatro, Cia Spotlight, Cia Experimental Meraki, Cia Vashti e Cia Anomalias, além do Grupo oficial de Teatro de Salto, que faz a abertura do festival, com a apresentação da peça “O Poeta e as Andorinhas”.

Durante as apresentações, o foyer da Sala Palma de Ouro recebe nos noves dias de evento, saraus artísticos, a partir das 19h e no sábado (11), o sarau acontece na Sala Giuseppe Verdi às 17h.

Além das apresentações teatrais, duas exposições artísticas compõem a programação: “Pássaro Cativo” do fotógrafo Álvaro Scalet e “Tudo o que reluz é Arte - Hélio e Virginia, 50 anos de história”.

O Festival trabalha o resgate da produção cultural da cidade e, de acordo com o secretário da Cultura, Sandro Bergamo, o objetivo do evento é valorizar a produção e atuação teatral, assim como a divulgação e incentivo a produção, como forma de expressão e a troca de experiências entre os grupos. “Tanto os artistas quanto o púbico merece esse conteúdo artístico e cultural e Salto é um celeiro de bons artistas e produções”, disse.

A premiação e encerramento acontecem no domingo (19) às 20h com apresentação de diversas atrações artísticas. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria do Teatro.

Programação:

• Dia 10, sexta-feira - às 20h na Sala Palma de Ouro
Abertura do 3º Festival de Teatro de Salto, com apresentação do Grupo Oficial de Teatro de Salto “O Poeta e as Andorinhas”, inspirada nas obras do escrito Oscar Wilde, às 20h.

• Dia 11, sábado – às 18h na Sala Giuseppe Verdi
Espetáculo “Temos a Impressão de que a Terra Foge de Nós”, da Cia Vashti, de gênero drama, do autor Dias Gomes e direção Elis Braz e classificação etária 18 anos. Uma releitura do texto “O Santo Inquérito – Dias Gomes”, uma adaptação de uma das maiores obras do autor. O texto é trabalhado de maneira lírica, em formação de quadros onde se observa a trajetória de Branca. Moça, que é envolvida pelas interpretações do mundo até ser atirada para um dos maiores e mais marcantes massacres já vividos na história da humanidade.

• Dia 11, sábado - às 20h na Sala Palma de Ouro
Espetáculo “A casa de Bernarda Alba”, de gênero drama, do autor Federico Garcia Lorca, direção Carolina Padreca, classificação etária 12 anos. Narra a trágica história de uma família cuja matriarca é uma viúva controladora e amargurada, que mantém suas cinco filhas trancadas em casa sob luto e repressão. Em meio a confidências, inveja, ciúmes e muita tristeza, um casamento é preparado. A peça traz referências de Pablo Picasso, da Guerra Civil Espanhola, além do encontro de elementos clássicos e atuais.

• Dia 12, domingo - às 20h na Sala Palma de Ouro
Espetáculo “Mil Tons”, com a Cia Força das Emoções, de gênero dança/teatro, da autora e direção Marisa Gil e com classificação livre. Uma visão poética dos hábitos simples da vida que se perderam pelos caminhos da modernidade, mas ainda existentes nas trilhas das cores de Minas, tão presente na poesia de Milton Nascimento.

• Dia 13, segunda-feira - às 20h na Sala Palma de Ouro
Espetáculo “Entre Quatro Paredes”, com a Cia Stepout, de gênero drama, autor Jean Paul Sartre, direção Junior Dutra e Danatelly Costa e classificação etária de 14 anos. O texto é trabalhado a partir de estudos do existencialismo e minimalismo dentro da obra do autor Jean Paul Sartre, precursor do existencialismo, doutrina filosófica que compõe a peça. “Entre Quatro Paredes” apresenta Garcin, Inês e Estelle confinados num inferno nada tradicional – como um “Salão Segundo Império”, onde Sartre mostra ao espectador uma nova verdade sobre esse espaço tão conhecido do imaginário cristão, um inferno psicológico, esclarecendo a famosa frase do texto: “O inferno são os outros”.

• Dia 14, terça-feira - às 20h na Sala Palma de Ouro
Espetáculo “O Doente Imaginário”, com a Zéfiros Cia de Teatro, de gênero farsa, autor Molière, direção Thiago Martinez e classificação livre. A peça, dividida em três atos, tem como personagem principal um hipocondríaco, Argan – carente, rico e avaro burguês (tipo que sempre encontramos nas comédias de Molière). Em seu segundo casamento, com uma mulher mais nova e interesseira, Argan vivia sobre a cama, com a constante visita de médicos. Sua empregada, a debochada Nicole, e sua filha, a romântica Angèlique e a pequena Heloise, completam a família. Angèlique apaixona-se por um romântico rapaz, Cleante. O pai, no entanto, quer que ela se case com um médico, pois desta forma teria assegurado consultas gratuitas sem ao menos sair de casa.

• Dia 15, quarta-feira - às 20h na Sala Palma de Ouro
Espetáculo “Fuente Ovejuna”, com a Cia Mandrágoras de Teatro, de gênero drama, autor Lope de Veja, direção Thiago Cavalcante e classificação etária 16 anos. O espetáculo fala sobre opressão e resistência, tendo como pano de fundo as guerras pela unificação espanhola, e aborda um fato real, ocorrido em 1476, na Vila de Fuente Ovejuna, na província de Córdoba, na Espanha. Um tirano Comendador, abusando de seu poder, violentava sexualmente as mulheres da vila, até o dia em que os camponeses decidem rebelar-se, mostrando que não há força maior que a advinda da união de um povo.

• Dia 16, quinta-feira - às 20h na Sala Palma de Ouro
Espetáculo “O Lampejo Súbito da Mente”, com a Cia Spotlight. Gênero drama, dos autores Fernando Baragão e Rafaela Milanez, direção Fernando Baragão e classificação etária 16 anos. Duas mulheres. Um hospital psiquiátrico. O quarto e alucinações. Anomalias psicológicas. Uma vida em paralelo. Sociopatia, Histeria, Transtorno Dissociativo de Identidade... E uma história contada nas entrelinhas. Dentro daquelas quatro paredes, Marta e Alice encontrarão respostas e entenderão que ambas possuem a mesma frustração: a ausência de amor, em sua plenitude.

• Dia 17, sexta-feira - às 20h na Sala Palma de Ouro
Espetáculo “A Casa Van Halsen”, com a Cia Experimental Meraki, de gênero drama, autores Marcial Rocha e Luana Costa, direção Marcial Rocha e classificação etária 16 anos. A história acompanha a jovem Lucíola, cuja mãe morre e a deixa com suas tias Guilhermina e Francesca. Com o passar dos anos Lucíola é criada com muito amor, porém suas tias temem que sua fase adulta chegue logo. Uma delas cria um plano para que Lucíola nunca saia de casa. Após esse plano, surge vários acontecimentos na casa, incluindo um segredo de suas tias que é revelado no decorrer da história.

• Dia 18, sábado - às 20h na Sala Palma de Ouro
Espetáculo “Os Ciúmes de um Pedestre”, com a Cia Anomalias Teatrais, de gênero Comédia, autor Martins Pena, direção Floid Ferreira e classificação etária 10 anos. André é um “pedestre” (tipo um capitão do mato urbano) muito, mas muito ciumento, tanto que, quando vai sair para o trabalho, tranca sua segunda esposa e sua filha, cada uma em seu respectivo quarto. Porém, mal sabe ele, que seu maior “medo” está prestes a acontecer (e o pior, com sua “assistência”). E agora?

• Dia 19, domingo - às 19h na Sala Palma de Ouro
Cerimônia de Premiação e Encerramento, com entrega dos troféus para os destaques do Festival, sendo receptivo com a Orquestra Sinfônica do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari”.

As exposições “Pássaro Cativo” e “Tudo o que reluz é Arte – Hélio e Virginia 50 anos de história” estarão no Foyer da Sala Palma de Ouro, Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, entre os dias 10 a 19 de maio e podem ser visitadas das 15h às 21h – durante a semana e próximo ao horário de espetáculo aos finais de semana. A entrada é franca e classificação etária livre. 

Comentários