Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 8 de julho de 2015

Artista plástica Maria Célia Bombana falece em Itu aos 76 anos

Sepultamento ocorre na manhã de 9 de julho.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Artista plástica Maria Célia Bombana falece em Itu aos 76 anos
Célia Bombana em visita à redação do Itu.com.br

A professora, artista plástica e poetisa, Maria Célia Brunello Bombana, faleceu em Itu neste dia 8 de julho, aos 76 anos, por complicações de saúde após enfrentar um câncer de mama. Seu corpo está sendo velado na Funerária Municipal e o sepultamento ocorre às 10 horas, do dia 9 de julho.

Nascida e criada no casarão da rua Paula Souza, que hoje abriga o Museu da Energia, Célia sempre expressou o seu talento combinando arte e patrimônio. Como artista plástica expôs no Brasil e no exterior, recebendo comendas e prêmios.

Era membro da Sociedade Amigos da Cidade de Itu (SACI), do Rotary Club Convenção e da Academia Ituana de Letras (Acadil), onde ocupava a cadeira de nº 15, do patrono Dr. Salathiel Vaz de Toledo. É co-autora do livro “A ‘Banda de Itu’, 100 anos de Luta e Glória 1912-2012”, sobre a Banda União dos Artistas.

Célia também recebeu a Medalha Domingos Fernandes em fevereiro deste ano, pelos relevantes serviços prestados ao município de Itu.

Homenagem

- Ditinha Schanoski

Quem é Maria Célia?

De repente me vem um forte desejo no meu coração o que me permitiu poetar sobre sua figura.

O que faz a diferença nessa marcante homenageada, com tantas coisas boas em sua vida, podemos dizer que, toda sua história é um conjunto de talento e experiência profissional.

Ela sempre soube sua própria medida: íntegra, discreta,sábia, pensa com dialética e age com dignidade.

Com sua arte sempre foi dotada de muita inspiração: com seus pincéis ou na literatura, sempre buscando e encantando seu público.

Ela consegue, com facilidade, demonstrar sua aptidão para o debate de ideias, a que soma um olhar bem particular sobre tudo que é arte.

Sempre trabalhou com a arte, que é sua arma a favor da arte e da vida.

É poeta. Soube escrever extremas delicadezas, passando a distribuí-las entre amigos e livros.

Vale recordar, pelo menos, alguns dos muitos trabalhos de cuja importância participou. Como artista plástica expos no Brasil e no exterior, recebendo comendas e prêmios. Sociedade Amigos da Cidade de Itu – SACI - ADESG – ACADIL - Academia Ituana de Letras, etc.

É valente e corajosa! Atravessou um período difícil de saúde, mas, enfrentou como uma guerreira nos dando, verdadeiras lições de fé e coragem.

Maria Célia até um dia...

Saudades!

Fernando Pessoa: "É assim que acontece: Deus quer; a pessoa sonha; a obra nasce."

Comentários