Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 15 de maio de 2007

Pílulas de Frei Galvão são feitas em Itu

Vários ituanos devem a graça a pílula de Frei Galvão.

Crédito: Mariane Belasco Pílulas de Frei Galvão são feitas em Itu
O Conventinho de Itu doa pílulas do Frei Galvão
Colaboração: Mariane Belasco / Jornal A Federação

E é na cidade de Itu, no Mosteiro Nossa Senhora das Mercês - o Conventinho, fundado em 1925 - que este misto de fé e tradição se propaga há mais de 50 anos.
 
A prática da confecção das pílulas teve seu início na cidade quando o Recolhimento se filiou à ordem Concepcionistas. “No ano de 1952, um grupo de irmãs mais novas tiveram a idéia de se agregar à ordem da Imaculada Conceição. Elas solicitaram a ajuda do Mosteiro da Luz, em São Paulo, que mandaram duas irmãs para passarem a religiosidade e o carisma da ordem. Foi quando iniciamos a confecção das pílulas”, explica.
 
A professora Neuza de Fátima Bernardes Francisco, de 45 anos, tomou a pílula antes do parto e garante que tudo correu muito bem. “Hoje, minhas filhas já estão grandes. Mas sempre quando tenho algum problema de saúde na família, venho até o Conventinho para buscar as pílulas”, conta.
 
As pílulas de Frei Galvão surgiram em tempos em que não havia recursos e ciência médica como hoje, e ele era procurado para a cura. Numa dessas ocasiões, inspirado por Deus, escreveu num pedaço de papel uma frase em latim do Ofício de Nossa Senhora, que poderia ser traduzida assim: "Depois do parto, Ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus intercede por nós!". Enrolou o papel em forma de pílula e deu a um jovem que estava quase morrendo por fortes cólicas renais. Imediatamente cessaram as dores e ele expeliu um grande cálculo. Logo veio um senhor pedindo orações e um remédio para a mulher que estava sofrendo em trabalho de parto. Frei Galvão fez novamente uma pilulazinha, e a criança nasceu rapidamente. A partir daí teve que ensinar as irmãs do recolhimento a confeccionar as pílulas e dar às pessoas necessitadas, o que elas fazem até hoje.
 
Na imensa relação de graças alcançadas por intermédio de Frei Galvão, no Mosteiro da Luz, cerca de 60 a 70% das graças são relacionadas à cura de câncer, um grande número de graças refere-se a problemas por cálculos renais, gravidez e parto, ou de casais que não conseguiam ter filhos e foram atendidos.
 
“Muitas pessoas ainda não sabem que nós mesmas confeccionamos as pílulas que são as mesmas de Guaratinguetá e do Mosteiro da Luz. É muito importante divulgarmos essa prática de fé em nossa cidade”, complementa Irmã Madalena.
 
O Mosteiro Nossa Senhora das Mercês tem horário de atendimento das 8h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4024-3020.
Comentários