Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 8 de maio de 2007

Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro

Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro
A cerimônia de canonização do frei Galvão será no dia 11 de maio, no Brasil
Um milagre ocorrido em 1999, em São Paulo, vai tornar o franciscano Antônio de Sant’Ana Galvão (1739-1822) - frei Galvão - o primeiro santo brasileiro.
 
A Congregação para a Causa dos Santos, do Vaticano, deu o último aval para a canonização, em dezembro do ano passado. Em 1998, a Santa Sé já havia reconhecido o primeiro milagre de frei Galvão, necessário para sua beatificação.
 
O processo de seleção do milagre durou seis anos, de outubro de 1998 a outubro de 2004. Durante esse tempo, irmã Célia Cadorin, postuladora da causa, analisou 5.643 graças registradas no Mosteiro da Luz. Dessas, 3.520 eram relacionadas a curas. A maioria dos restabelecimentos envolvia gestações complicadas, problemas para engravidar e doenças renais. O milagre atribuído a frei Galvão foi registrado no Mosteiro da Luz em 2004.
 
A cerimônia solene de canonização de frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil, será realizada dia 11 de maio no aeroporto de Campo de Marte, em São Paulo, durante missa campal celebrada pelo papa Bento XVI.
 
Para que frei Galvão, assim como qualquer outro, seja beatificado e canonizado, precisa passar por um longo processo. Saiba como isso acontece!
 
A equipe do site www.itu.com.br descobriu, entre os milhares de milagres atribuídos a frei Galvão, um que aconteceu com um escravo alforriado de Itu. Leia o milagre “O frango do diabo”!
 
Comentários