Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 7 de maio de 2007

Biografia do Papa Bento XVI

Biografia do Papa Bento XVI
O jovem Joseph Ratzinger
O cardeal Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI, nasceu na cidade de Marktl am Inn, no sudeste da Alemanha, em 16 de abril de 1927. Filho de um comissário da polícia e de uma ex-cozinheira, Ratzinger passou a infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da fronteira com a Áustria.

Durante o governo de Adolf Hitler (1933-1945), Ratzinger serviu ao exército nazista, se alistando por conta do serviço militar obrigatório. Ele chegou a servir em uma bateria antiaérea de defesa a uma fábrica da BMW no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Com a aproximação das tropas aliadas, Ratzinger desertou e voltou para sua casa em Traunstein. Foi preso pelas tropas americanas e permaneceu por alguns meses em um campo para prisioneiros de guerra.

Depois de 12 anos de sua entrada no seminário, Ratzinger recebeu a Ordenação Sacerdotal em 29 de junho de 1951. Um ano depois, começou a lecionar na Escola Superior de Freising, na Baviera.

Em 1953, doutorou-se em teologia com a tese "Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho". De 1962 a 1965 contribuiu para o Concílio Vaticano II como perito. Na época, ele era consultor teológico do Cardeal Joseph Frings, arcebispo de Colônia.

Lecionou em diversas universidades alemãs e foi vice-reitor da Universidade de Ratisbona. Ratzinger foi nomeado arcebispo de Munique em 25 de março de 1977, e proclamado cardeal em 27 de junho do mesmo ano pelo papa Paulo VI.

Entre 1981 e a sua nomeação como Papa, em 2005, Ratzinger presidiu a Congregação para a Doutrina da Fé, antigo Santo Ofício da Inquisição. Chamado de Guardião do Dogma, ele combateu o sacerdócio feminino e condenou a homossexualidade, além de ser contra a comunhão aos divorciados que voltarem a se casar e a impedir o crescimento do laicismo dentro da Igreja.

Ratzinger já esteve no Brasil em 1990, quando participou durante dez dias de um encontro de bispos. Ele ficou hospedado na Residência Assunção, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Comentários