Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 7 de maio de 2007

Papa-móveis

Papa-móveis
Os vidros e a lataria do Papa-móvel são blindados
Os dois Papa-móveis que Bento XVI vai usar durante a sua visita de cinco dias ao Brasil desembarcaram em São Paulo no dia 29 de abril. Os carros do Pontífice são reforçados e feitos especialmente para o Papa.
 
Os veículos foram trazidos de Roma por um avião da Força Aérea Brasileira e desembarcaram na base aérea do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Os carros foram levados em comboio até a sede da Polícia Federal, onde vão ficar até a chegada do Papa ao Brasil. Os veículos serão usados para os deslocamentos de Bento XVI em São Paulo e em Aparecida.
 
São dois veículos blindados, um titular e um reserva, do modelo Mercedez Benz ML 430 adaptados. Os vidros e a lataria do Papa-móvel são blindados e cada um pesa mais de quatro mil quilos - o triplo de um carro normal, capazes de resistir a tiros de armamentos de forte impacto. Eles têm quase três metros de altura e cinco de comprimento.
 
No carro, o Pontífice terá sistema de refrigeração por ar condicionado e iluminação especial, para melhor ser visto pelos fiéis.

O papa-móvel utilizado por João Paulo II, na última visita ao País, em 1997, está em Brasília. Porém, como é um veículo antigo, não está mais em operação.
Comentários