Cultura

Publicado: Sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Festa Italiana, tradição de Itu

Em três dias de festa, 150Kg de macarronada foram consumidas

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Festa Italiana, tradição de Itu
500Kg de trigo e de carne foram usadas para o pastel
Por Camila Bertolazzi

Quem sai de casa para comer e se divertir na Festa Italiana de Itu, muitas vezes não tem idéia do que está por trás daquelas inúmeras barracas espalhadas pela rua Barão de Itaim.
 
A 6ª edição da festa começou a ser preparada em setembro de 2006, e contou com uma equipe de voluntários formada por aproximadamente 350 pessoas, divididos entre as mais diferentes tarefas no restaurante (garçons), nas barracas, nos caixas, no almoxarifado e na cozinha.
 
Apenas nos três primeiros dias de festa (02, 03 e 04 de fevereiro) foram utilizados 500Kg de trigo e de carne para o pastel. Os ituanos e turistas consumiram 2000 pizzas, 150Kg de macarronada, 420Kg de carne (espeto), 350L de sorvete, 430 dúzia de cerveja e 856 dúzias de refrigerante.
 
Todos esses altos números devem-se, além da grande qualidade da Festa Italiana, às diferentes atrações que fizeram com que o público presente dançasse, aproveitando ainda mais o evento. Na sexta-feira, dia que Itu completou 397 anos, Fred Rovela e Banda Show animaram a platéia. No dia 03, foi a vez de Bonani Italian Show e dos Popetas. E no dia 4, Renato Gabbiane se apresentou no palco do evento.
 
Duas barracas atrativas também foram montadas para animar ainda mais o público: a tradicional pescaria para a criançada e a barraca da roleta, que sorteava pizzas, eletros-domésticos, objetos de decoração, etc por apenas R$0,25.
 
Desde o primeiro ano da Festa Italiana, uma cozinha especial foi montada para que o evento tivesse condição de suportar seu grande público. Durante os dias de festa, a quadra esportiva da paróquia também é usada na preparação da comida. Toda a comida consumida no Jantar Show Italianíssimo e nos almoços por quilo também é preparada pela equipe de cozinheiros voluntários da igreja.
 
A grande novidade deste ano é a construção de uma câmara fria de 12m³, que substituirá as dezenas de freezers que ocupavam muito espaço. Segundo o assessor de imprensa da Festa Italiana, Salathiel de Souza, antes da construção da câmara, vários freezers tinham que ser emprestados de outras igrejas, o que causava muito transtorno.
 
A comissão organizadora do evento prevê a entrada de R$180 mil, valor bruto. A festa recebe o apoio do Grupo Schincariol, do Grupo Maggi e da prefeitura do município.
Comentários