Cultura

Publicado: Segunda-feira, 3 de julho de 2006

Romaria Itu-Pirapora completa 40 anos de tradição

Acordar cedinho, tomar um café bem quente e se agasalhar para enfrentar o frio que vem pela frente. Pegar o cavalo ou preparar a charrete e partir para o ponto de encontro, onde centenas de cavaleiros e amazonas se reúnem e partem com destino à cidade de Pirapora do Bom Jesus, na Romaria de fiéis.

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Romaria Itu-Pirapora completa 40 anos de tradição
Os ciclistas também marcaram presença na 40ª Romaria de Itu a Pirapora

Acordar cedinho, tomar um café bem quente e se agasalhar para enfrentar o frio que vem pela frente. Pegar o cavalo, ou mula, ou então preparar a charrete, e partir para o ponto de encontro, onde centenas de cavaleiros e amazonas se reúnem e partem com destino à cidade de Pirapora do Bom Jesus. Muitos ituanos têm esta rotina todo segundo sábado do mês de julho já há 40 anos, desde a realização da primeira Romaria Itu/Pirapora com organização da Associação dos Romeiros de Itu.

Este ano, excepcionalmente, a Romaria aconteceu no primeiro sábado do mês. Mesmo assim, contou com a participação de centenas e centenas de romeiros, que mais uma vez demonstraram sua fé, mesmo debaixo de chuva, numa viagem de 52 quilômetros que dura, em média de sete a oito horas. A 40ª Romaria de Itu a Pirapora, organizada pela Associação dos Romeiros de Itu, foi um grande sucesso.

Os romeiros saíram da Estrada Parque, próximo ao Condomínio Santo Antônio, com uma hora de atraso, às 9 horas do dia 01 de julho. Mais de 500 pessoas, entre cavaleiros, amazonas, charretes, bicicletas, motos e carros de ituanos participaram dessa grande festa rumo ao santuário de Bom Jesus de Pirapora.
 
No meio do percurso os romeiros pararam no ponto de almoço, um lugar reservado pela Associação dos Romeiros para uma confraternização entre os participantes e seus familiares. Churrasco, lanches e bebidas são vendidos, mas muitos preferiram trazer comida da própria casa. Os primeiros romeiros chegaram a Pirapora por volta das 17 horas. De noite, as duplas sertanejas Rodrigo & Tiago e Cleber & Paulinho se apresentaram no centro de Pirapora. Os artistas animaram os romeiros que dormiram na cidade e a grande multidão de fãs.
 
O domingo começou antes das cinco da manhã, já que neste horário, tradicionalmente, e pontualmente, é celebrada a missa na igreja matriz de Pirapora. Depois da missa, todos pegaram seus cavalos e partiram de volta para Itu. Como no sábado, o almoço no “ponto de parada” foi uma enorme festa, com música ao vivo e tudo. A chegada a Itu aconteceu por volta das 16 horas, recebendo as bênçãos pela realização de mais uma romaria tranqüila, onde todos puderam se divertir e, acima de tudo, demonstrar sua fé.

Comentários