Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

"Elegia Amorosa à cidade do Ytu" será lançada

O livro de Valderez da Silva homenageia os 400 anos de Itu.

"Elegia Amorosa à cidade do Ytu" será lançada
O autor procura encontrar uma visão poética dos quatro séculos que recuperam a trajetória da cidade de Itu
O COPITU (Conselho de Organização e Planejamento dos Festejos de Comemoração dos 400 anos da Estância Turística de Itu), em mais uma ação em homenagem ao 4º centenário da cidade, presenteará a população com o livreto “Elegia amorosa à cidade do Ytu” de autoria de Valderez Antonio da Silva.
 
Foram impressos 2 mil livretos que serão distribuídos durante as comemorações do aniversário da cidade em homenagem ao município e aos seus moradores. “Elegia amorosa à cidade do Ytu” é dividido em quatro cantos: “A visão das raízes”, “Sertão e roçado”, “Do prodígio dos homens” e o canto final “A jura do amante”.
 
O livreto foi escrito em 2004 e, segundo o autor, procura encontrar uma visão poética dos cinco séculos que recuperam a trajetória da cidade de Itu, desde os tempos anteriores à fundação, quando a colonização portuguesa ainda ensaiava se fixar no planalto paulista. “As estrofes permeiam os tempos da fundação, a participação de ituanos em inúmeras expedições pelos sertões, a febre do ouro cuiabano, o advento da lavoura canavieira, a vida política no Império, a contribuição da cidade à causa republicana e um pouco dos seus muitos artistas”, explica o autor Valderez Antonio da Silva.
 
O autor canta poeticamente as origens da vila de Itu, nomeando personagens de seus primórdios, passando pelas diversas fases do seu desenvolvimento econômico, político e social.
 
Sobre o autor
Valderez Antonio da Silva é bacharel em Direito e mestre em História pela UNICAMP (Universidade de Campinas), pesquisador e apaixonado pela história paulista, principalmente pelos temas relacionados ao Vale do Médio Tietê.
 
Autor de publicações na área de história, é também cronista e autor de peças teatrais, ator e diretor de teatro. Atua na criação e gerenciamento de projetos culturais nas esferas pública e privada. 
Comentários