Educação

Publicado: Quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Escola de Cegos Santa Luzia

Em 1982, o Sr. Hanns Trostli sentiu dificuldade em não ter um local apropriado para cuidar do seu filho deficiente visual. Lembrou-se que outros pais teriam as mesmas dificuldades e que necessitariam de uma entidade para ampará-los. Com isso, contou com a colaboração de pessoas que acreditaram nesse trabalho, cedendo espaços para a entidade. Hoje a Associação conta com sede própria.
 
Escola de Cegos Santa Luzia
 
A Associação Ituana de Assistência aos Deficientes Visuais - Escola de Cegos Santa Luzia foi fundada em setembro de 1982, como entidade sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, para assistir aos portadores de Deficiências Visuais em todos os aspectos sociais, sem limite de idade, formando e integrando-os como membros ativos de nossa sociedade.
 
É composta por uma diretoria, eleita a cada 2 anos, colaboradores (funcionários e voluntários) e uma equipe técnica de: Orientação e Mobilidade, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Professor de Braille, Serviço Social e Oftalmologia. Os atendimentos são totalmente gratuitos para a comunidade ituana e região.
 
Ao ingressar na escola Santa Luzia é feita uma triagem, e nas reuniões, o caso é avaliado e o aluno é encaminhado aos diversos setores, pela coordenadoria. O regime da escola é de semi-internato. O aluno é visitado no seu local de estudo por um técnico (Pedagogia), que acompanha seu rendimento escolar.
 
De um modo geral, além do atendimento globalizado para a habilitação e reabilitação, em que o aluno é visto como um todo, com seus problemas individuais e familiares, existe a inclusão social; que é a possibilidade do aluno se inserir na sociedade, com suas necessidades especiais, para que, adulto, engajado no mercado de trabalho, o aluno possa produzir e participar ativamente no seu país.
 
Escola de Cegos Santa Luzia está localizada na rua Olívio Prejante, 21 – Altos de São José. Mais informações pelo telefone (11) 4023-2259.
Comentários