Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 8 de dezembro de 2009

13 de dezembro - Dia de Santa Luzia

13 de dezembro - Dia de Santa Luzia
Santa Luzia foi torturada, tendo seus olhos arrancados. Antes de morrer, recuperou a visão
Santa Luzia, protetora dos olhos e da visão, é homenageada nesse dia. Nascida na Sicília, Itália, cerca do ano de 283, Luzia tentou fugir de um casamento arranjado por sua mãe, mas foi perseguida pelo noivo rejeitado, que a entregou como cristã às autoridades.
 
Ela foi torturada, tendo seus olhos arrancados. Antes de morrer com um golpe de espada na garganta, recuperou a visão. Por isso, sua associação com os cegos e pessoas com problemas de visão. Luzia morreu em 304.
 
Durante o governo de Jânio Quadros, foi instituído o Dia Nacional dos Cegos para homenagear a data da morte de José Álvares de Azevedo. O jovem cego introduziu o sistema braille no Brasil, em 1850, depois de aprendê-lo na França, e inspirou Dom Pedro II a criar o Imperial Instituto dos Jovens Cegos, hoje Instituto Benjamim Constant, localizado no Rio de Janeiro. No entanto, a data acabou não tendo à mesma repercussão que o Dia de Santa Luzia.
 
Fonte: www.jambo.com.br

Oração a Santa Luzia
 
Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de renegar a sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos. Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos. Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorrido das crianças. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual eu possa compreender seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais , em companhia dos Anjos e Santos. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém!
Comentários