Economia & Negócios

Publicado: Terça-feira, 28 de julho de 2009

Orkut x Facebook - As principais diferenças

Orkut x Facebook - As principais diferenças
Orkut ou Facebook: Qual dos dois é o melhor?
No início de julho, a rede social Facebook superou a marca de um milhão de usuários no Brasil, segundo dados do blog Inside Facebook, em um comparativo com a rede social dominante no País, o Orkut, com 20 milhões de usuários.
 
Entenda como funciona cada rede social e compare seus recursos, da interface às configurações de privacidade.
 
Interface
 
O layout da rede social deixa a critério do usuário o que ele quer visualizar na página inicial de seu perfil. É possível ver o chamado “feed de notícias”, que agrega todo tipo de atualização dos amigos. Se quiser, você pode visualizar somente as atualizações relacionadas a fotos, status pessoal, links ou páginas.
 
A página inicial do Orkut mostra algumas de suas principais funções, como links para fotos, vídeos, depoimentos, uma lista com os próximos aniversários dos amigos - com a opção ativada - e um feed (agregador) com as atualizações dos contatos. Os recursos fotos e vídeos podem ser desativados da exibição, assim como o feed.
 
Quem gosta de usar a rede social para mostrar o que sente, pode fazê-lo no Orkut pelo status, mas ainda de forma simples, com uma frase e um emoticon estático. É possível definir a reputação dos amigos - sexy, legal e confiável -, além de virar fã de alguém.
 
Destaques
 
O forte do Facebook está nos aplicativos - hoje a rede social tem mais de 52 mil - que se popularizam especialmente entre os adeptos de games, como lutas de zumbis ou pôquer, que podem interagir com os amigos pela rede social.
 
O famoso 'status' do Facebook, que define o humor, um pensamento ou algo que o usuário está fazendo, oferece a possibilidade de anexar foto, vídeo e ações como abraços - esta última de acordo com os aplicativos que o usuário instalou em seu perfil.
 
O forte do Orkut são as comunidades - que podem ser criadas caso você tenha uma ideia para tal. É comum visitar perfis em que um usuário é adepto a centenas e até milhares delas, cujos temas vão desde homenagens a músicos e poetas até frases populares como “Odeio segunda-feira”. Nas relacionadas a viagens, por exemplo, os participantes trocam experiências e dão dicas de passeios.
 
O bate-papo do Orkut é conectado ao Gmail - ou seja, na página da rede social é possível saber quem está usando o webmail. É possível configurar quem está autorizado a conversar.
 
Privacidade
 
O Facebook cria um perfil público do usuário, que pode ser desativado para que ele não seja encontrado em mecanismos de buscas. Para a pesquisa dentro da rede, são abertas opções para restrição de dados a serem mostrados na versão resumida do perfil.
 
No Orkut, o feed das atualizações pode ser desativado - ele deixa de ser exibido nos perfis dos amigos -, e dina é possível esconder suas visitas às páginas visitadas de outros perfis ou evitar que amigos marquem pessoas em comum nas fotos de seus álbuns.
 
Também é possível restringir quem solicitará a amizade e o acesso ao conteúdo do perfil - recados, álbuns de fotos, vídeos e outros podem ser vistos apenas por amigos, amigos de amigos ou por todos. Para quem não deseja receber notificações por e-mail de todos os contatos, basta separá-los por grupos e classificar de quais deseja receber mensagens.
 
Por segurança, a rede social pergunta se o usuário tem certeza antes de abrir um link enviado por um amigo pela página de recados.
Comentários