Turismo

Publicado: Sexta-feira, 22 de maio de 2009

PRÓTUR propõe uma nova identidade para Itu

Seis projetos foram apresentados para incentivar o turismo.

PRÓTUR propõe uma nova identidade para Itu
Neca Setúbal, presidente da PRÓTUR, abre a apresentação
A PRÓTUR – Associação Pró-Turismo de Itu reuniu, na quarta-feira, dia 20 de maio, mais de cem pessoas no auditório do Sincomércio, durante a apresentação do diagnóstico final do PDT – Plano de Turismo de Itu, encomendado pela Associação à Ágere Consultoria, empresa especializada na área. “Essa etapa final dialoga com os resultados parciais divulgados em março”, explicou Neca Setúbal, presidente da PRÓTUR, no início do evento.
 
Após oito meses de trabalho intenso entre pesquisas, diagnósticos, prognósticos e planejamento, de forma global, o PDT propôs que o turismo de Itu tenha uma nova identidade, unificando os segmentos existentes na cidade. “Temos um reconhecimento nacional pela fama de exagero e isso é um ponto forte; a cidade precisa usar o gigantismo para atrair os turistas aos outros atrativos”, disse Gleice Guerra, coordenadora técnica do projeto.
 
Segundo Daniel Brondi, responsável pela consultoria, é mais fácil agregar a fama dos exageros e todos os outros atrativos ao eixo histórico e cultural do que o contrário, afinal ela surgiu na história.
 
Para isso, a equipe da Ágere apresentou um plano com seis projetos que tem como objetivo fortalecer uma identidade turística única. Essas ações focam os atrativos, capacitação, comunicação, gestão e infraestrutura geral e turística. Eles são: “Grandes atrações em Itu”, “Aproveite mais Itu”, “Maravilhas de Itu”, “Turismo é Negócio”, “Itu – Estância Turística” e “Itu recebe”; segundo Brondi, a implantação desses projetos depende do empenho do poder público, das empresas privadas que envolvem a área e do terceiro setor, no caso, a PRÓTUR e outras entidades que atendem a classe. “Será a união dessas três esferas que permitirão que essas ações se concretizem”, ressaltou ele.
 
Segundo as informações do Plano de Turismo, este é um momento propício para a realização dos projetos, afinal, a cidade completará 400 anos em 2010 e precisa mostrar a sua importância histórica para o país e o estado de São Paulo, já que, para os participantes da apresentação, que conversaram com a equipe do Plano, a cidade desconhece o seu destaque na história da República.
 
Entre os pontos apontados pelo PDT que precisam de maior investimento, está o artesanato. Hoje, a cidade conta com uma associação que reúne artesãos, mas, segundo a pesquisa, o produto vendido aqui não possui uma identidade genuína, o mesmo item pode ser encontrado em qualquer outra estância turística. “É preciso resgatar um artesanato original, no qual as pessoas reconheçam como sendo uma peça ituana”, diz Brondi.
 
Os interessados em consultar o conteúdo das mais de 600 páginas que compreendem o Plano de Turismo de Itu, devem comparecer na sede da PRÓTUR, que está localizada na rua Floriano Peixoto, 480, centro.
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