Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 23 de março de 2009

Dia da Nutrição e Saúde - Norma Honda

Crédito: Arquivo Pessoal Dia da Nutrição e Saúde - Norma Honda
'Sendo homeopata, as pessoas vem ao consultório em busca de um novo rumo para a saúde, pois são pessoas que não aguentam mais oferecer químicas para os seus filhos'
Itu.com.br - Sabe-se que a alimentação é um dos principais pilares para a boa saúde. No entanto, ainda há muita confusão com relação ao entendimento do que significa uma boa alimentação. Quais as principais dicas de uma boa alimentação?
Norma Honda - O ponto de partida é a colocação da sabedoria oriental: “Bem alimentar-se é nutrir o corpo e não satisfazer o paladar!”, começando com a mudança no hábito alimentar. De forma prática, vamos eliminar todos os alimentos nocivos para o nosso organismo: leite da vaca e seus derivados na medida do possível, excesso de doces e chocolates, frituras, corantes, conservantes, adoçantes, alimentos industrializados, excesso de carnes de origem animal, gordura trans e gordura vegetal hidrogenada, alimentos com glúten, etc. Não repetir por dias seguidos o mesmo tipo de alimento. Ex: arroz e feijão o ano todo (usar outros tipos de grãos), pois o nosso corpo necessita de nutrientes variados. Evitar muitas misturas alimentares: um alimento pode bloquear a absorção de outros nutrientes. Um grande segredo nutricional e muito antigo é a mastigação. Segundo a M.T.C. (Medicina Tradicional Chinesa) devemos mastigar entre 50 a 70 vezes cada bocado de alimento. Se você conseguir mastigar entre 15 a 20 vezes no dia a dia, já é um bom início. Sabemos hoje que a má alimentação, a má nutrição está presente em todas as classes sociais.
 
Itu.com.br - O que faz menos mal: açúcar ou aspartame e similares?
Norma Honda - O açúcar natural das frutas, do mel, das raízes, a sacarose desde que não seja refinada (no caso açúcar cristal, orgânico) se ingeridos em quantidade moderada são benéficos à saúde. E quanto ao uso do aspartame vou fazer um alerta muito importante (Zero Cal, Finn, Gold, Nutrasweet, Equal, Spoonful e outros): Aspartame é uma molécula com três componentes:
> O ácido aspártico causa lesões cerebrais e desordens neurológicas em experiências com animais. Há 92 sintomas documentados.
> A fenilalanina também é neurotóxica quando isolada dos outros aminoácidos das proteínas.
> O metanol (álcool) depois de ingerido converte-se em formaldeído e ácido fórmico (veneno de formiga). O formladeído é uma neurotoxina mortal, cancerígeno e usam também em embalsamamentos.
 
Um adoçante mais natural seria o Stevia, mas, às vezes é difícil encontrar de forma pura; alguns produtos têm adição de ciclamato e sacarina.   
 
Itu.com.br - Quando vamos ao supermercado, nos deparamos com uma enxurrada de rótulos lotados de informações que muitas vezes nos confundem. Por favor, explique sinteticamente o que são alimentos:
Norma Honda
> Diet: indicado para pessoas que tem restrições alimentares a algumas substâncias como açúcar, sal, proteínas e gorduras.
> Light: contém gordura, sal, açúcar e colesterol. Seu valor energético é menor, com redução de até 25% dos ingredientes. Usado para dietas com restrição de calorias. Cuidado com produtos Zero, pois, contém adoçantes. Os refrigerantes zero, light e diet são adoçados com aspartame. O problema do insucesso dietético com produtos diet, light é que as pessoas acabam ingerindo em excesso e os benefícios são nulos. Deve-se evitar o uso constante, pois são produtos industrializados que contem conservantes, aromatizantes, etc.
> Orgânico: é o alimento onde evita-se o uso de agrotóxicos, aditivos químicos como conservantes, corantes e aromatizantes artificiais. Não se refere apenas a verduras e legumes, mas também na criação de animais, ovos, etc. evitando-se o uso de hormônios e antibióticos. O alimento hidropônico (produzido na água) não é orgânico, pois utiliza adubos químicos solúveis.
> Natural: é o uso de produtos naturais e integrais. Há numerosas correntes naturistas que todos devem conhecer para escolher as opções mais adequadas para cada pessoa.
Macrobiótica – Antroposofia – Vegetarianismo – Crudivorismo – Cerealismo – Frugivorismo, etc.
> Desnatado: em relação ao leite da vaca é aquele que pelo processo de centrifugação é retirado quase toda a gordura (ficam apenas 0,2%).
 
Itu.com.br - Ultimamente tem se falado muito em novos grãos, como quinua, linhaça, entre outros. Quais as novidades em relação a isso? Qual seria sua recomendação geral?
Norma Honda
> Quinua Real(Q.R): dos altiplanos bolivianos, é um cereal bastante completo nutricionalmente. A Q.R. tem um índice alto de assimilação de proteínas, mais do que a carne, o leite, o trigo e o milho. Contém sais minerais e aminoácidos balanceados, melhor do que a soja. O consumo regular de Q.R. ajuda a combater várias anomalias, auxilia na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares. Indicado também para vegetarianos, diabéticos, gestantes e lactantes. Não contem glúten. Contém aminoácidos cujas propriedades estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como memória e aprendizagem.
> Linhaça (sementes do linho): há a semente marrom e a dourada. A dourada é muito mais rica em ômega 3 e ômega6 e ácidos graxos insaturados que a marrom. São ricas em ligninas, fibras que protegem contra o câncer, é ativadora dos intestinos. Ricas em aminoácidos, minerais e vitaminas. Não contem glúten. Uma correta ingestão de ômega 3 está associado com efeitos positivos no combate a doenças cardiovasculares, depressão, envelhecimento, etc. O ômega 6 é necessário para a construção da membrana das células, para as funções da pele. Mas a ingestão elevada estará associada com risco de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, etc.
> Arroz preto: cultivado na
Comentários