Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia da Nutrição e Saúde - Paula Nunes

Crédito: Arquivo Pessoal Dia da Nutrição e Saúde - Paula Nunes
'O café da manhã é muito importante, pois ficamos no mínimo seis horas em jejum'
Itu.com.br - Sabe-se que a alimentação é um dos principais pilares para a boa saúde. No entanto, ainda há muita confusão com relação ao entendimento do que significa uma boa alimentação. Quais as principais dicas de uma boa alimentação?
Paula Nunes - Uma boa alimentação é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para manter a saúde. Quando não nos alimentamos direito, esses nutrientes faltam no nosso organismo, então ele fica debilitado e suscetível às doenças. A alimentação saudável deve ser DIÁRIA. Uma dica muito simples que dá resultado é fazer uma refeição mais colorida possível. Exemplo: arroz integral, feijão com soja e linhaça, escarola refogada, peixe grelhado e salada de rúcula, tomate, pepino e cheiro verde.
 
Itu.com.br -Alimentos diet ou light são recomendáveis para uma boa saúde ou apenas pelo baixo teor de gorduras e carboidratos?
Paula Nunes - Alimentos diet e light são recomendados quando necessário. Só um nutricionista está apto para recomendar esses alimentos, pois confundi-se muito o que é light e diet. Então se estamos fazendo uma dieta de perda de peso, posso recomendar um alimento light com redução de calorias, já o alimento diet pode ser ainda mais calórico do que o light. Mas veja, é a gordura que dá saciedade ao nosso organismo, então às vezes não vale a pena consumir um alimento light sendo que terá que comer o dobro da quantia para se saciar. Então é melhor consumir alimentos normais e adequar seu consumo durante todo o seu dia.
 
Itu.com.br - O que faz menos mal: açúcar ou aspartame e similares?
Paula Nunes - Os dois consumidos com moderação não farão mal a saúde. Temos que ter bom senso. Eles farão mal quando consumidos em excesso.
 
Itu.com.br - Quando vamos ao supermercado, nos deparamos com uma enxurrada de rótulos lotados de informações que muitas vezes nos confundem. Por favor, explique sinteticamente o que são alimentos:
Paula Nunes
> Diet: um alimento diet é aquele do qual foi retirado totalmente um ingrediente do alimento, não necessariamente o açúcar, pode ser a gordura, o sódio, etc. Porém ao fazer essa retirada eles adicionam algum outro nutriente que pode deixar o alimento ainda mais calórico, por isso é preciso prestar a atenção em qual nutriente você não pode consumir.
> Light: para um alimento ser considerado light ele deve ter no mínimo 25% de algum nutriente a menos em sua composição, como gordura, calorias, sódio e etc. Por isso é importante ler e entender os rótulos.
> Orgânico: os alimentos orgânicos são produzidos em total harmonia com a natureza, pois são resultado de um sistema de produção agrícola que busca trabalhar de forma equilibrada com o solo através da policultura e não da monocultura; e recursos naturais - água, plantas, animais, insetos, rotatividade do solo, etc. São conhecidos por não terem resíduos de agrotóxicos, fertilizantes sintéticos, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal.
> Natural: alimentos naturais são aqueles alimentos que foram cultivados em um processo de agricultura natural, ou seja, isentos de agrotóxicos através da monocultura.
> Desnatado: poder ser chamando de desnatado o alimento do qual foi retirado a gordura.
 
Itu.com.br - Ultimamente tem se falado muito em novos grãos, como quinua, linhaça, entre outros. Quais as novidades em relação a isso? Qual seria sua recomendação geral?
Paula Nunes - Tanto a semente de linhaça como a quinoa são alimentos funcionais, pois além de nutrir nosso organismo eles curam e/ou previnem doenças. A Quinoa, ou Quinua Real, como também é conhecida, é um grão originário da Bolívia e com alto poder nutritivo. Para se ter uma ideia, este grão possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais presentes. O sabor é leve, semelhante à soja. Podemos destacar também a quantidade de fibras presente. As fibras colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo. Outra vantagem da quinoa é não ter o glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com intolerância ao glúten, a chamada doença celíaca, também podem desfrutar deste alimento.
 
De origem asiática, a semente de linhaça pertence à família Linácea. Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. Não há diferença na composição nutricional entre os dois tipos, ou seja, possuem os mesmos nutrientes. A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter estas propriedades, é considerado um alimento funcional. Dessa forma torna-se um alimento saudável e indicado para incluir na alimentação diária. Sua recomendação deve ser de duas colheres de sopa ao dia, mas cuidado, pois ela é calórica e deve estar calculada em sua recomendação diária.
 
Itu.com.br - Muitos profissionais orientam que o café da manhã deve ser a principal refeição do dia, seguido pelo almoço e que o jantar deve ser leve e não muito tarde da noite. Você concorda com essa afirmação? Que dicas poderia oferecer?
Paula Nunes - Eu concordo, o café da manhã é muito importante, pois ficamos no mínimo seis horas em jejum. Ao nos alimentarmos bem durante o dia temos mais disposição para todos nossos compromissos, e temos tempo para queimar o excesso durante o dia ainda, já a noite nossas atividades diminuem então nosso consumo também deve ser menor para não armazenar em gorduras.
 
Itu.com.b
Comentários