Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 16 de março de 2009

Dia da Nutrição e Saúde - Camila Camargo

Crédito: Arquivo Pessoal Dia da Nutrição e Saúde - Camila Camargo
'Nos intervalos das refeições é importante ingerir alimentos não muito calóricos, como frutas, iogurtes, barrinhas de cereais, etc.'
Itu.com.br - Sabe-se que a alimentação é um dos principais pilares para a boa saúde. No entanto, ainda há muita confusão com relação ao entendimento do que significa uma boa alimentação. Quais as principais dicas de uma boa alimentação?
Camila Camargo - Algumas dicas importantes são, vou falar das dez principais:
> Comer devagar, sempre mastigando bem e em ambiente tranquilo. Ao mastigá-los bem e devagar, você evita os exageros, conseguindo perceber quando está satisfeito com mais facilidade;
> Fracionar as refeições em 5 ou 6 vezes por dia, seguindo o esquema alimentar planejado sempre que possível;
> Não ficar mais que 3 horas sem se alimentar, você pode se sentir fraco e com tontura e o seu metabolismo diminui;
> Varie as cores dos alimentos no prato. Quanto mais colorido for, mais nutrientes estará consumindo;
> Tente não “beliscar” tanto. Respeite os horários das refeições;
> A ingestão de água durante o dia é muito importante. Ingerir de 8 a 10 copos diariamente;
> Utilizar sal e óleo com moderação;
> Substitua as frituras por assados, cozidos e grelhados;
> Evite doces e bebidas alcoólicas. Tente deixá-los para os finais de semana;
> Pratique sempre atividade física.
 
Itu.com.br -Alimentos diet ou light são recomendáveis para uma boa saúde ou apenas pelo baixo teor de gorduras e carboidratos?
Camila Camargo - Os alimentos diet possuem restrição de algum componente, por exemplo: açúcar (sendo indicado para os diabéticos); sal (para hipertensos), etc. Mas muitas vezes eles possuem teor maior de gorduras, como o chocolate diet. Ele possui maior valor calórico, mais gordura para compensar a falta de açúcar, não sendo indicado para quem faz dieta e sim para pessoas que possuem restrição ao açúcar. Já os produtos light são indicados para pessoas que fazem algum controle alimentar, porque os mesmos possuem no mínimo 25% a menos de calorias (com redução geral de macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras).
 
Itu.com.br - O que faz menos mal: açúcar ou aspartame e similares?
Camila Camargo - O aspartame libera dois aminoácidos: o ácido aspártico e a fenilalanina – e metanol. Este último é tóxico, pode causar irritações nos olhos e na pele e até a morte se ingerido em grandes quantidades. Evite substituir o açúcar pelo aspartame se não precisa emagrecer, pois a energia do açúcar é valiosa para sintetizar o glicogênio. A atividade física consome essa energia. Mas se você luta contra a balança pode usar o aspartame sem problema. O uso do edulcorante é seguro e não interfere no rendimento de seus treinos. Açúcar x aspartame: um grama de aspartame possui o mesmo valor calórico que um grama do açúcar: quatro calorias. A diferença está no potencial adoçante do aspartame, que é 200 vezes maior. Além do benefício dietético do aspartame, ele também ajuda a prevenir cáries. Outra opção é a frutose, que é 1,5 vez mais doce que o açúcar, mas é tão calórica quanto ele. Também como alternativa ao aspartame, tem sido apontada com cada vez mais frequência a stévia, um adoçante natural produzido a partir de uma planta da família do crisântemo. Estudos têm sido realizados sobre esse adoçante e, até o momento, não foi constatada nenhuma toxicidade. O mercado também dispõe de substitutos como mel, açúcar mascavo e açúcar orgânico. No caso dos dois últimos, apesar de possuírem valor calórico similar ao do refinado, são mais saudáveis e sustentáveis porque são menos processados industrialmente do que o açúcar comum. Resumindo, se for usar algum adoçante cuidado com as quantidades. Se usar algum substituto natural cuidado também, pois apesar de naturais podem "engordar" mais se não consumir a quantidade adequada.
 
Itu.com.br - Quando vamos ao supermercado, nos deparamos com uma enxurrada de rótulos lotados de informações que muitas vezes nos confundem. Por favor, explique sinteticamente o que são alimentos:
Camila Camargo:
> Orgânico:é um alimento produzido sem o uso de agrotóxicos e adubos de síntese química.As vantagens é que os mesmos possuem elevado valor biológico; tem maior durabilidade, contribuem para a saúde de produtor rural e sua família e contribuem para a preservação do meio ambiente.
> Natural:o alimento "in natura" como também é chamado é todo alimento que vem direto da colheita e não sofre nenhum tipo de processamento pela indústria, ou seja, as hortaliças e as frutas.
> Desnatado: oalimento desnatado ou semi-desnatado possui redução total ou parcial no teor de açúcar de forma a diminuir o total de calorias.
 
Itu.com.br - Ultimamente tem se falado muito em novos grãos, como quinua, linhaça, entre outros. Quais as novidades em relação a isso? Qual seria sua recomendação geral?
Camila Camargo - Esses alimentos são considerados alimentos funcionais, ou seja, aqueles que além de nutrir, auxiliam como prevenção de algumas doenças. A linhaça é ótima para ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:
> Anti-envelhecimento precoce;
> Perda de peso;
> Auxiliar no combate a anemia;
> Auxiliar no combate ao câncer: de mama, de próstata, de có
Comentários