Bem estar

Publicado: Terça-feira, 10 de março de 2009

Dia da Nutrição e Saúde - Roberta Cassani

Crédito: Arquivo Pessoal Dia da Nutrição e Saúde - Roberta Cassani
'O açúcar para uma criança deve ser fornecido com cuidado, isso não significa que ela não possa nunca comer um brigadeiro'
Itu.com.br - Sabe-se que a alimentação é um dos principais pilares para a boa saúde. No entanto, ainda há muita confusão com relação ao entendimento do que significa uma boa alimentação. Quais são as principais dicas de uma boa alimentação?
Roberta Cassani- Lembra-se que DIETA significa alimentação do dia-a-dia, e sem dúvida é algo muito diferente de REGIME, o que atualmente apresenta-se em desuso.Coma várias vezes ao dia, e não coloque isto como um empecilho e sim como algo prazeroso. Os carboidratos de absorção rápida, tais como, arroz, pão francês, doces e derivados de farinhas brancas são providos de alto valor calórico e geram alterações metabólicas quando consumidos depois de períodos de jejum. Cuidado com eles! Busque alimentos saudáveis, de forma que eles participem de sua vida rotineiramente. Opte por frutas, verduras, legumes e gorduras não saturadas. Aprenda a comer cereais, como aveia e lignanas como a linhaça. As castanhas e demais oleaginosas defenderão seu organismo de radicais livres. Lembre-se que ponderação é sinônimo de bom senso!
 
Itu.com.br - Alimentos diet ou light são recomendáveis para uma boa saúde ou apenas pelo baixo teor de gorduras e carboidratos?
Roberta Cassani - O mercado atual nos permite utilizar alimentos que apresentem menor teor de açúcares e gorduras. Devemos utilizar este recurso em situações necessárias, por exemplo, em um paciente que apresente fatores de risco cardiovascular, tais como, elevação de triglicérides ou colesterol, ou até mesmo intolerância à glicose, o que pode levar ao diabetes tipo II. Entretanto, devemos estar atentos as indicações e não ao fanatismo!
 
Itu.com.br - O que faz menos mal: açúcar ou aspartame e similares?
Roberta Cassani - Vale o bom senso novamente. O açúcar para uma criança deve ser fornecido com cuidado, isso não significa que ela não possa nunca comer um brigadeiro. O importante é o estabelecimento do hábito alimentar adequado. Os adoçantes e seus similares devem ser usados, quando necessários em situações de prevenção e controle de peso e outras patologias, com cuidado. Desta forma, sem excessos, pois existem neles produtos químicos que são estudados frequentemente, e não são bem-vindos quando utilizados em excesso.
 
Itu.com.br - Quando vamos ao supermercado, nos deparamos com uma enxurrada de rótulos lotados de informações que muitas vezes nos confundem. Por favor, explique sinteticamente o que são alimentos:
Roberta Cassani
> Diet: retirada de um determinado nutriente do alimento. Ex: barra de cereal dietética (ela não contém açúcar em absoluto). São produtos destinados efetivamente a situações de pacientes que não podem utilizar determinado nutriente, como os diabéticos.
> Light: retirada parcial de um determinado nutriente, e nem sempre utilizado em situações patológicas, mas, efetivamente no controle e prevenção. Ex: barra de cereais light (contém açúcar em menor proporção do que o seu produto de origem).
> Orgânico: alimentos cultivados de forma mais natural possível, com irrigação de água controlada e sem agrotóxicos. São alimentos de qualidade impecável, entretanto, no Brasil são, infelizmente, mais caros de que seus similares não orgânicos.
> Natural: sem adição de conservantes e demais produtos referentes à industrialização.
> Desnatado: são alimentos com redução ou até mesmo sem gorduras na sua composição química. Ex: leite desnatado (leite que passou por um processo de industrialização que permitiu a retirada de gorduras de sua composição química e nutricional).
 
Itu.com.br - Ultimamente tem se falado muito em novos grãos, como quinua, linhaça, entre outros. Quais as novidades em relação a isso? Qual seria sua recomendação geral?
Roberta Cassani - Quinua é um cereal, muito interessante porque apresenta em sua composição química uma quantidade e qualidade de aminoácidos (constituintes das proteínas) muito semelhante as do leite materno. É um excelente alimento, para compor nossa dieta. Ela pode substituir um cereal como arroz de forma muito interessante e benéfica.
A Linhaça é um alimento pertencente ao grupo dos polifenóis, e atualmente posso dizer, após os resultados de minha tese de doutorado, que se constitui em um alimento com características antiinflamatórias e até mesmo hormonais. Um alimento com grande poder antioxidante. Estamos estudando as recomendações para a linhaça, mas, efetivamente duas colheres de sopa ao dia, podem ser uma boa quantidade, desde que o restante da dieta esteja adequado.
 
Itu.com.br - Muitos profissionais orientam que o café da manhã deve ser a principal refeição do dia, seguido pelo almoço e que o jantar deve ser leve e não muito tarde da noite. Você concorda com essa afirmação? Que dicas poderia oferecer?
Roberta Cassani – Sim. Conforme já comentei, o que vale é o bom senso, e efetivamente o jantar não pode ser carregado de carboidratos de rápida absorção e muito menos de jejum prolongado. Utilize proteínas magras e verduras no final do dia. Isto efetivamente garante o controle ou redução da gordura visceral ou abdominal.
 
Itu.com.br - Há profissionais que recomendam o uso de leite de vaca como sendo primordial para a saúde. Outros dizem o contrário. Qual a sua opinião?
Roberta Cassani - Não gosto de radicalismo, e atualmente para que eu restrinja um alimento de forma categórica preciso ter lido muito e me convencido realmente de que aquele alimento seja tão nocivo. A nutrição é uma ciência muito dinâmica. Exige estudo constante. Prestem atenção ao exemplo dos ovos, até um tempo atrás ele era totalmente condenado, e atualmente é visto com bons olhos
Comentários