Cultura

Publicado: Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Imigrantes italianos são homenageados em Itu

Exposições e festival de cinema fazem parte da programação.

Crédito: Guilherme Martins / www.itu.com.br Imigrantes italianos são homenageados em Itu
A mostra é intitulada "Descobrindo a Emilia-Romagna"
Já está aberta a Semana da Emilia-Romagna. O evento faz parte da programação das festividades do 399º aniversário da cidade e foi organizado pela Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante de Salto e Itu.
A Semana-Romagna conta com duas mostras no Espaço Cultural Almeida Junior, uma exposição no Espaço Fábrica São Luiz, um festival de cinema italiano no UniCine e um seminário sobre artes no Regimento Deodoro. O ingresso é gratuito.
 
A série de atividades culturais foi parcialmente financiada pela Consulta dos Emilianos-Romagnolos no Mundo, órgão do Governo na Itália, que aprovou o projeto de realização da Semana. De acordo com o presidente da Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante de Salto e Itu, Amauri Chaves Arfelli, os eventos culturais programados foram “uma forma de homenagear a cidade por ocasião de seu 399º aniversário, porque Itu foi a terra que acolheu tantas famílias Emiliano-romagnolas que aqui puderam realizar o sonho de fare l’ America”.
 
Espaço Almeida Junior
Uma das mostras é intitulada “Descobrindo a Emilia-Romagna”. A exposição tem o objetivo de trazer ao conhecimento dos associados e do público em geral aspectos culturais da região da Emilia-Romagna relativos ao turismo, arte, música, literatura, cinema, gastronomia, artesanato, economia. Com apresentação de imagens, informações e objetos relativos ao patrimônio cultural das Províncias e Cidades da Emilia-Romagna, “Descobrindo a Emilia-Romagna” pretende apresentar ao público uma das regiões mais ricas da Itália.
 
A segunda mostra da Semana é “La Musica degli Occhi” (A Música dos Olhos), e apresenta ao público um pouco da tradição teatral da Emília-Romagna, conhecida como terra dos Cem Teatros Históricos, com exibição de painéis fotográficos de seus mais significantes teatros.
 
As mostras ficam abertas ao público entre os dias 1º e 15 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Veja fotos da inauguração da exposição!
 
Espaço São Luiz
Há também a exposição “C’era una volta una Piccola Città: San Paolo – La nascita di una città nelle immagini scelte dagli emigrati italiani” (Era uma vez uma pequena cidade: São Paulo – O nascimento de uma cidade nas imagens escolhidas pelos emigrantes italianos).
 
A exposição é composta de 100 cartões postais, expostos em 60 painéis, que convidam a imaginar uma relação entre uma cidade no máximo de seu desenvolvimento e o olhar dos imigrantes no início do século XX. Veja Fotos!
 
A mostra fica aberta ao público até o dia 15 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
 
Cinema Italiano
Nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro, às 19h30, serão apresentados, respectivamente, os seguintes filmes: “Nuovo Mondo” (Novo Mundo) de Martin Scorsese e Emanuele Crialese; “Parenti serpenti” (Parente é... serpente) de Mario Nonicelli e “Il Caimano” (O Crocodilo) de Nanni Moretti. Os ingressos são gratuitos, limitados e poderão ser retirados no próprio cinema com 30 minutos de antecedência.
 
Seminário de artes
No dia 06 de fevereiro, será realizado o seminário “Os Artistas Italianos e Emiliano-Romagnolos em Itu”. O evento, que será ministrado pela artista plástica e professora de artes Maria Célia Bombana, acontecerá a partir das 20 horas, no “Regimento Deodoro” (Quartel de Itu). A palestrante destacará a importância das obras e as trajetórias de Giovanni Maria Alberani e Lavínia Cereda, que deixaram parte de seus legados artísticos no patrimônio ituano.
 
Confira os endereços:
> Espaço Cultural Almeida Junior - Rua Paula Souza, 664, Centro.
> Espaço Fábrica São Luiz - Rua Paula Souza, 492, Centro
> UniCine no Unishopping, avenida Prudente de Moraes, Vila Nova.
> Quartel de Itu - Praça Duque de Caxias, 284, Centro
 
Comentários