Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Lan Houses

Crédito: Banco de Imagens Lan Houses
36% dos frequantadores de Lan Houses estão nas classes A/B e 34% integram a classe C
Para quem ainda não sabe do que se trata, LAN House (LAN = Local Area Network) é um estabelecimento comercial, no estilo de um Cybercafé, onde as pessoas pagam para utilizar um computador com acesso à Internet e a uma rede local. A diferença em relação ao Cybercafé é que este funciona também como bar ou lanchonete.
 
Segundo pesquisas, dos freqüentado­res de Lanhouses 36% estão nas classes A/B e 34% integram a classe C. Em relação ao nível de escolaridade 42% dos usuários têm nível superior e 47% completaram o ensino médio
O público jovem é frequentador assíduo, para conversas virtuais e especialmente jogos em rede. Mas há também as pessoas que usam o espaço para trabalho, e até mesmo empresas que alugam o local para dar algum tipo de treinamento para seus funcionários. Há LAN houses direcionadas somente para Internet e aplicativos de escritório, tendo um ambiente silencioso para quem precisa fazer um trabalho, ou até mesmo para quem prefere ficar em salas de bate-papo etc.

Atualmente, as Lan Houses fazem parte do cotidiano das pessoas, atingindo todas as idades e todas as classes sociais, seja para jovens cujo principal programa é jogar, para o rápido envio de um e-mail corporativo, ou mesmo para viajantes que fazem uma parada para compartilhar histórias com a família e amigos.

Origem

O conceito de LAN house foi inicialmente introduzido e difundido na Coréia em 1996 (1998 no Brasil). Utilizando a moderna tecnologia como meio, a LAN house iniciou uma revolução nas opções de entretenimento, permitindo a interação entre dezenas de jogadores através de uma rede local de computadores.

O mercado de LAN houses no Brasil teve seu grande "boom" em 2000. As casas lotadas seduziam os olhos de pequenos e grandes empreendedores, que viam nas LAN houses uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil. Duas grandes franquias e milhares de pequenos estabelecimentos foram abertos. Mas muitas casas foram fechadas, visto que o mercado de LAN houses é ainda muito carente de serviços de qualidade.

O Senac, por exemplo, oferece cursos e manuais para empreendedores que querem abrir uma Lan House.

Comentários