Cultura

Publicado: Terça-feira, 12 de agosto de 2008

Livro Digital para cegos será lançado na Bienal

A nova versão do Livro Digital Acessível (LIDA) em formato Daisy será lançada durante 20ª Bienal do Livro de São Paulo, na sexta-feira, 15 de agosto, às 11h, 16h e 19h30.
 
Com novos recursos incorporados ao projeto, o LIDA D visa revolucionar o acesso ao mundo do conhecimento aos deficientes visuais e das pessoas que apresentam algum tipo de limitação à leitura, como idosos, deficientes físicos e disléxicos.
 
A edição, compatível com o padrão internacional de acessibilidade, será apresentada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, pioneira na distribuição em grande escala dos Livros Digitais Acessíveis no Brasil no formato LIDA.
 
Para que os deficientes visuais possam ter acesso às obras acadêmicas e profissionais, o LIDA é distribuído no formato CD-ROM, contendo o software e o texto criptografado, que pode ser um livro completo, trechos da obra ou apenas um documento.
 
A ferramenta possui recursos como: busca por palavras, notas de rodapé opcional, marcadores de texto, soletração, audição integral de abreviaturas e de sinais, além de emitir a pronúncia correta de palavras estrangeiras.
 
Além de todas as funcionalidades do LIDA, a nova versão do livro possibilita que um ou mais arquivos de áudio sejam reproduzidos por meio de um aplicativo específico de leitura instalado no computador, obtidos em qualquer lugar, ou por equipamentos especiais importados, semelhantes a um CD-player. Este tipo de software é disponibilizado, gratuitamente, pela fundação.
Comentários