Entretenimento

Publicado: Sexta-feira, 25 de julho de 2008

Alunos das Oficinas de Artes se apresentam

O show também contou com a presença da cantora Fortuna.

Os participantes das oficinas de artes do XV Festival de Artes de Itu se apresentaram na quinta-feira, dia 24 de julho, no teatro do Regimento Deodoro (Quartel de Itu).
 
As oficinas gratuitas, que resultaram na formação da Orquestra, Coral Adulto e Coral Infantil do Festival, foram realizadas entre os dias 14 e 24 de julho, no Colégio Almeida Junior, e foram coordenados pelos professores Rosana Araujo (corais), Luis Amato (cordas agudas), Daniel César Martins (cordas graves), Hélcio de Latorre (madeiras), Gian Marco Mayer de Aquino (metais) e Nelson Carneiro Júnior (percussão).
 
Regidos pelo maestro Daniel Cornejo, os alunos executaram obras de Bach, Holst, Bizet e Bartók. O evento também teve a participação da cantora Fortuna, brasileira de origem judaica, que interpretou “Hine Matov”, tema tradicional do país oriental. O público presente se encantou com a música, fazendo com Fortuna a reprisa-se.
 
Por meio do Festival de Artes de Itu, os cursos de Circo Teatro, Dança Contemporânea, “Vozes de Todos os Cantos”, Linguagem do Fanzine, Arte-Educação e Lutheria, além das musicais, somaram mais de 160 inscritos.
 
Oficina de Lutheria
A oficina de Lutheria aconteceu na sexta-feira, 25 de julho, das 9h às 13h e das 14h às 18h, e foi ministrada pelo músico Braz da Viola.
 
A segunda parte do curso teve, como início, uma apresentação de slides com fotos de peças necessárias para a fabricação de um instrumento de madeira (viola, violão, violino, entre outros).
 
Em meio à irreverência e descontração do professor, cantor e compositor, a aula foi se desenvolvendo com explicações de projetos, modos de corte de madeira e dicas de colagem e serragem.
 
“O trabalho de um luthier deve ser bem reconhecido, pois é uma arte que dispõe de dedicação e concentração”, afirmou Braz da Viola. “Às vezes você passa a ser escultor, ao invés de luthier”, disse.
 
Braz da Viola, que usufrui de uma mistura inusitada de música caipira, jazz e chorinho, se apresentou no sábado, dia 26, no teatro do Regimento Deodoro, juntamente com o grupo Demônios da Garoa e Marina De La Riva.
Comentários