Entretenimento

Publicado: Segunda-feira, 21 de julho de 2008

Grupo "Cupinzeiro" realizou samba de roda em Itu

Esta foi uma das apresentações de samba do Festival.

Crédito: Daldon Junior/AI Prefeitura Itu Grupo "Cupinzeiro" realizou samba de roda em Itu
O Grupo Curuzeiros animou o Largo do Carmo
A Roda de Samba do Cupinzeiro, grupo de Barão Geraldo (distrito de Campinas), se apresentou em Itu na noite de sexta-feira, dia 18 de julho, como parte da programação de eventos do XV Festival de Artes de Itu.
 
O evento contou com interpretações de canções próprias do grupo, sambas de autores menos conhecidos e também grandes clássicos do gênero. A apresentação, focada principalmente no samba paulista, foi conduzida pelo cantor e compositor Edu de Maria, que possui um timbre semelhante ao do carioca Paulinho da Viola.
 
O público presente no Regimento Deodoro (Quartel de Itu) prestigiou a apresentação, e algumas pessoas se emocionaram com as músicas delicadas da cantora Anabela.
 
Mais Samba
O domingo, 20 de julho, também foi repleto de samba paulista. O Largo do Carmo recebeu o Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungos, Puítas e Quijengues, que fez com que os espectadores dançassem e cantassem ao som dos sambas de lenço e de bumbo.
 
A apresentação serviu também como uma aula sobre o samba caipira, uma vez que os membros do "Urucungos", interagindo com a platéia, explicaram as origens dos ritmos, das letras e até dos aspectos históricos.
 
Logo após o grupo de samba, o Largo do Carmo foi tomado pela irreverência de um conjunto local de sertanejo de raiz, formado pelos repentistas Nenê do Cururu e Toninho Cunha.
 
Os “Curuzeiros” foram acompanhados por Natale da Viola, J. Honorato e Vicente do Violão, que executaram antigas canções caipiras. O falecido radialista ituano Nhô Juca foi homenageado nas interpretações.
 
O XV Festival de Artes de Itu segue até o próximo sábado, dia 26 de julho. Confira a programação completa!
Comentários