Entretenimento

Publicado: Sexta-feira, 18 de julho de 2008

Peça teatral "Os Cafundó" anima população de Itu

O evento fez parte do XV Festival de Artes de Itu.

Crédito: Keity Finotti / www.itu.com.br Peça teatral "Os Cafundó" anima população de Itu
A peça contou a história de uma família a procura do marido perfeito para sua única filha
A peça teatral “Os Cafundó”, da Cia. Dedo de Prosa, foi encenada para o público ituano na quinta-feira, dia 17 de julho, como parte da programação do XV Festival de Artes de Itu.
 
O espetáculo aconteceu no teatro do Regimento Deodoro (Quartel de Itu) e foi baseado na obra “Na Roça”, de Belmiro Braga, que retrata o cotidiano de um casal do sertão preocupado com o sumiço de sua única filha, devido às festas típicas do local.
 
Com a volta da moça para casa, sua família percebe uma mudança em seu comportamento, tendo a impressão de que Eugênia está apaixonada. Alguns dias após o retorno da moça, Zé Leite, amigo de seu pretendente, aparece na casa da família com um presente de Juca Pindoba, o futuro esposo.
 
Entre risos da platéia a história foi se desdobrando até chegar ao momento em que Zeca Matuteiro, pai de Eugênia, concede a mão de sua filha ao cavaleiro Juca. O elenco ainda conta com Dalva, mãe de Eugênia, e Rosa, a empregada que trabalha na casa da família.
 
A trilha sonora da peça ficou por conta dos próprios atores, que trabalharam com violão, acordeão, assovios e sinos. A iluminação do palco foi simples e serviu para que os espectadores criassem cenários imaginários e acentuassem as nuances de humor imprimidas pelo elenco, uma vez que os atores permaneceram no palco durante toda a história. Os personagens que não estavam em cena ficavam sentados em bancos de tronco de árvores até que chegasse a hora de atuar.
 
A linguagem regional usada pelos atores teve uma importante influência para que o humor se desse entre o público e até mesmo entre o elenco. Vânia Maria Vieira, de 60 anos, assistiu à peça e afirmou ter se divertido com a história e também com as caras e bocas dos personagens Zé Leite e Juca Pindoba. “Depois de uma quinta-feira estressante foi bom ter saído um pouco da rotina e prestigiar o evento, pois não é sempre que temos a oportunidade de ir ao teatro”, concluiu.
 
Comentários