Entretenimento

Publicado: Terça-feira, 15 de julho de 2008

Samba firma espaço no XV Festival de Artes de Itu

Berço de São Mateus fez a primeira apresentação deste ritmo.

Crédito: Daldon Junior/AI Pref.Itu Samba firma espaço no XV Festival de Artes de Itu
O Berço do Samba de São Mateus fez uma memorável apresentação no domingo
O Berço do Samba de São Mateus fez uma memorável apresentação no domingo, dia 13 de julho, no Regimento Deodoro, provando que o mais brasileiro dos ritmos chegou para ficar no XV Festival de Artes de Itu. Mantendo essa linha, a programação do evento, que segue até o próximo dia 26, traz outras apresentações do gênero, valorizando a cultura popular brasileira. Acompanhe os outros eventos do primeiro final de semana do festival!
 
Uma dessas atrações será a Roda de Samba do Cupinzeiro, grupo que começou há exatos sete anos no quintal do compositor Edu de Maria, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. A roda, que se reúne quinzenalmente para ensaiar, improvisar e, de quebra, tomar um caldinho de feijão, investe em canções próprias, sambas de autores menos conhecidos e também nos grandes clássicos do gênero.
 
O grupo todo canta e cada um domina com maestria seus instrumentos, numa formação tradicional de pandeiro, violão, cavaco, repique e percussão. A Roda de Samba Cupinzeiro se apresentará nesta sexta-feira, dia 18 de julho, às 20h30, no Regimento Deodoro.
 
Retomando os primórdios do samba, o XV Festival de Artes de Itu terá também uma apresentação do Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungos, Puítas e Quijengues. Não se trata absolutamente de uma banda de samba popular ou de um conjunto de sucessos radiofônicos.
 
O "Urucungos" tem como objetivo principal resgatar, preservar e divulgar músicas e danças afro-brasileiras, em especial, as desenvolvidas no interior paulista. O resultado é, em grande parte, fruto do trabalho de Raquel Trindade, pesquisadora da cultura afro-brasileira e diretora do Teatro Popular Solano Trindade de Embu das Artes. "Urucungos" se apresentará no Largo do Carmo, nesse domingo, dia 20, às 10 horas.
 
Arrematando a participação de sambistas no festival haverá um espetáculo com um dos maiores expoentes do gênero, Almir Guineto, no bairro Cidade Nova, também nesse domingo, e a presença do grupo de gafieira Camisa Amarela no Regimento Deodoro, no próximo dia 25. O XV Festival de Artes de Itu é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Itu. Todas as apresentações são gratuitas.

Confira a programação completa!
Comentários