Entretenimento

Publicado: Segunda-feira, 14 de julho de 2008

Coral Vozes de Itu resgata raízes paulistas

A apresentação registrou um dos melhores públicos.

Crédito: Daldon Junior/AI Pref.Itu Coral Vozes de Itu resgata raízes paulistas
Apesar da dramaticidade latente, a apresentação não é teatral

Aplausos calorosos, olhos marejados e um sentimento de orgulho no ar. O espetáculo "Raízes da Terra Paulista", apresentado pelo Coral Vozes de Itu, registrou um dos melhores públicos do primeiro final de semana do XV Festival de Artes de Itu.

Numa verdadeira aula sobre as origens da cultura paulista, o grupo, sob regência e direção artística de Luís Roberto de Francisco, cativou e comoveu a platéia presente no Espaço Cultural do Regimento Deodoro, na noite do sábado, dia 12 de julho.

Índios, escravos e caipiras transportam a audiência para uma viagem de reflexão deste Brasil tão particular, existente em São Paulo. Apesar da dramaticidade latente, a apresentação não é teatral. O coro ainda é a peça central, que emociona até os espectadores mais experientes e vividos.

As vozes se fundem com violão, percussão e um texto narrado, montando um cenário imaginário de matas, terreiros, capelas e procissões. Luta, simplicidade, diferenças e fé ajudam a compreender a identidade dos paulistas. O resultado merecido foi a casa toda aplaudindo de pé ao final do espetáculo.

O Coral Vozes de Itu surgiu em 1965 por um grupo de cantores de diversos coros religiosos da cidade e permanece até hoje, sempre apresentando repertórios que não se baseiam exclusivamente em músicas sacras.
 
Em sua trajetória, o Vozes de Itu participou de eventos de destaque nacional como o Sesquicentenário da Independência do Brasil, o Mapa Cultural Paulista e outras edições do Festival de Artes de Itu. Sob regência de Luís Roberto de Francisco, o coral tem ainda o nobre trabalho de recuperar a manter vivas as obras de compositores da cidade de Itu, tais como Tristão Mariano da Costa e Elias Álvares Lobo.

Comentários