Entretenimento

Publicado: Segunda-feira, 14 de julho de 2008

União dos Artistas atrai grande público em Itu

O concerto fez parte da programação do XV Festival de Artes.

A tradicional Corporação Musical União dos Artistas se apresentou nesse domingo, dia 13 de julho na Praça da Independência (Largo do Carmo), durante o XV Festival de Artes de Itu, e foi aplaudida com fervor pelo público fiel e também pelos novos admiradores.

Corporação Musical União dos Artistas

A Corporação Musical União dos Artistas foi fundada em 1912 e ao longo destes anos tem se dedicado à música marcial, tornando-se um ícone da cultura local. Ao longo dos seus 96 anos o grupo participou de grandes concursos do país, alcançando títulos memoráveis como o de “Melhor Banda Civil do Brasil” (1964), “Campeã do XXXII Festival Zequinha de Abreu” (1993) e "1º Lugar do Vamos Bagunçar o Coreto” (1983).
 
Sobre este último, a Banda de Itu sagrou-se vencedora ao ser a única do evento que executou com perfeição um arranjo do maestro Chico de Moraes. Hoje, na posição de diretor musical do Festival de Artes de Itu, Chico de Moraes confirmou que o arranjo tinha, de fato, uma “pegadinha” e os músicos ituanos, sob a regência de Chiquito Belcufiné, fizeram “uma apresentação impecável”.

A corporação é composta de aproximadamente 50 integrantes, a maioria formada pela Escola Maestro Anísio Belculfiné, anexa à corporação. Músicos experientes e jovens compartilham a convivência na manutenção da entidade, que tem um acervo extraordinário de obras, destacando arranjos para dobrados, trechos de ópera, música de seresta e música popular brasileira.
 
Confira a programação completa!

Comentários