Cultura

Publicado: Sexta-feira, 11 de julho de 2008

Sinfônica do Exército abriu XV Festival de Artes

A banda se apresentou sob regência do maestro Benito Juarez.

Mesmo com frio intenso, a apresentação da Sinfônica do Exército Brasileiro arrancou aplausos dos ituanos que prestigiaram a abertura do XV Festival de Artes de Itu nessa sexta-feira, dia 11 de julho, no Pátio do Regimento Deodoro (Quartel de Itu). Os músicos se apresentaram o sob regência do maestro Benito Juarez. O evento também contou com a presença do diretor musical do Festival, o maestro Chico de Moraes.
 
Com o objetivo de aperfeiçoar a técnica, o regente Benito Juarez foi contratado, através da Fundação Cultural Exército Brasileiro, devido às suas qualidades artísticas e profissionais. Juarez é um dos regentes de maior expressão do cenário artístico nacional e internacional, reconhecido pela crítica especializada do Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão, além de regente titular e diretor artístico do Coral da Universidade de São Paulo (USP), desde 1967.

Maestro Benito Juarez
O Maestro Benito Juarez é o fundador, Diretor Artístico e Regente Titular do Coral da Universidade de São Paulo (USP). Foi Regente Titular e Diretor da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas durante 25 anos (1975-2000). Criador do Departamento de Música e da Orquestra Sinfônica da Unicamp, onde atuou como Professor Titular do instituto de artes durante trinta anos. Desde 2002, Juarez é o Diretor Artístico e Regente Titular da Sinfônica do Exército Brasileiro.
 
A trajetória do Maestro Benito Juarez no cenário musical brasileiro e internacional é sinalizada pela alta qualidade artística e profissional do seu trabalho. Estes aspectos constituem uma das metas da Sinfônica: aperfeiçoamento técnico-artístico dos seus integrantes através do exercício pleno e profissional contemplando-os com uma formação musical excelência.
 
Sinfônica do Exército Brasileiro
A Banda Sinfônica do Exército foi criada no dia 25 de junho de 2002, tendo ampliado seu quadro dois anos depois, com 21 novos instrumentistas, através de processo seletivo de âmbito nacional. Seus integrantes, contemplados com uma formação musical de excelência, fazem da música uma ponte para aproximar a comunidade e a instituição, mostrando na prática o lado da "mão amiga", citado no lema militar brasileiro.
 
Com expressiva trajetória de concertos e eventos, a Sinfônica do Exército apresenta-se com freqüência em importantes teatros do país, tais como o Municipal de São Paulo, Sala São Paulo, Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Teatro Municipal de Osasco, Teatro Municipal de Barueri, Teatro Municipal de Santos, Fundação Oscar Americano e inúmeros outros.
 
A Banda Sinfônica do Exército apresentou no Regimento Deodoro obras famosas como Haendel, Tschaikowsky, Villani-Côrtes, Reed, Werle. Ao término da apresentação o público aplaudiu em pé o exímio concerto da banda.
 
A série de eventos culturais segue até o dia 26 de julho, e servirá de palco para apresentações gratuitas de música, dança, teatro e cinema, que serão realizadas em duas áreas distintas da cidade: na região central (Quartel, Praça do Carmo e Unicine) e no bairro Cidade Nova. Confira a programação completa!
Comentários