Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 16 de maio de 2008

Dúvidas comuns sobre amamentação

Dúvidas comuns sobre amamentação
O tempo médio entre uma mamada e outra é de três a quatro horas
Quais são as vantagens do aleitamento materno?
O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê até o sexto mês. Por isso, não é preciso completar com outros tipos de leite, chás, mingau ou suco. Além de prático, econômico e livre de contaminação, ele está sempre na temperatura ideal e proporciona momentos agradáveis entre mãe e filho, fazendo com que o bebê cresça mais saudável e seguro. A amamentação é uma prática bastante saudável para a mãe, reduz o tempo de sangramento no pós-parto, protegendo-a da anemia, ajuda o útero a voltar ao tamanho normal, auxilia na perda de peso com mais rapidez e diminui a ocorrência de câncer no útero e ovário.
 
Existe leite fraco ou insuficiente?
Não. O leite materno nunca é fraco e fornece água e nutrientes suficientes ao bebê se as mamadas não forem restringidas. No início da mamada ele costuma ser mais aguado e, no final, mais gorduroso. É bom alertar que nem todo choro do bebê é fome –  ele pode estar com frio, calor, cólicas, algum desconforto, como fraldas sujas ou mesmo precisando de “colinho”.
 
Algum alimento ingerido vai ajudar na produção do leite?
Não existe nenhum estudo que comprove que algum alimento ajuda na produção do leite materno. O que ajuda a mãe a produzir mais leite é o próprio ato de amamentar, assim, quanto mais se amamenta, mais leite será produzido. É importante deixar que o bebê esvazie bem uma mama antes de oferecer a outra. Na próxima mamada, comece pelo seio que esvaziou menos da última vez.
 
De quanto em quanto tempo devo amamentar?
Cada criança tem uma rotina, porém o tempo médio entre uma mamada e outra é de três a quatro horas.
 
Quanto tempo devo deixar o bebê mamando em cada mama?
O leite materno é dividido em porções de nutrientes, por isso, o ideal é esvaziar completamente uma mama para depois mudar para a outra. Assim o bebê terá absorvido todos os nutrientes adequados.
 
O leite materno é fraco ou salgado?
Isso é um mito. Algumas substâncias, porém, podem alterar o gosto do leite como o álcool ingerido pela mãe. Para evitar a alteração é importante não fazer uso deste tipo de substância.
 
É preciso complementar a alimentação com água ou chá?
Não. Com exceção das vezes em que for indicado pelo pediatra, até o sexto mês só o leite materno deve ser oferecido ao bebê.
 
A mulher que amamenta fica fraca?
De forma alguma. O leite materno não influencia no desenvolvimento de doenças como anemia. Pelo contrário; trata-se de um hábito absolutamente saudável para as mães.
 
O leite pode secar?
Sim. Situações de estresse excessivo ou uso de drogas indevidas podem diminuir ou até cessar a produção do leite, assim procure controlar o estresse e só use medicamentos com indicação do médico.
 
Qual a posição correta para amamentar?
Lave as mãos e braços antes de amamentar. A mãe deve estar em posição confortável e utilizar almofadas para apoiar braços e costas. Posicionar o bebê corretamente é importante: ele precisa estar de frente para a mama, bem encostado ao corpo (barriga com barriga), com o bumbum apoiado pela mão da mãe. A boca do bebê precisa estar bem aberta para abocanhar não só o bico (mamilo), mas grande parte da aréola (parte escura em volta do mamilo). Para que o bebê pegue corretamente o seio, passe o mamilo entre na parte que fica entre a boca e o nariz dele.
 
Como cuidar das mamas para evitar rachaduras?
Não use pomadas e cremes nas mamas, pois eles dificultam a “pega” correta pelo bebê. Caso ocorram rachaduras, tome banho de sol durante 15 minutos e passe o próprio leite no bico para ajudar na cicatrização. Essa medida também ajuda a evitar infecções nas mamas. Lave e seque bem as mamas no banho diário e use sempre um sutiã que dê boa sustentação e firmeza, no momento da amamentação desabotoe o sutiã.
 
O que fazer se a mama “empedrar”?
Para evitar o “empedramento”, toda a vez que a mama estiver cheia ou pesada ela deve ser esvaziada. É preciso massagear suavemente toda a mama, com a mão espalmada no sentido da aréola para o tórax, sempre apoiando a mama com a outra mão. Faça movimentos circulares para a saída do leite. Coloque o polegar e o dedo indicador na linha que divide a aréola do restante do peito e aperte um dedo sobre outro. O leite sai em gotas e logo após em pequenos jatos.
 
 
Outras dicas:
> Ao término de toda mamada hidrate a mama com o próprio leite materno, pois ele tem substâncias que protegem a pele.
> Evite o uso de chupetas e mamadeiras, pois elas podem comprometer o aleitamento materno e prejudicar o bebê.
> Caso seja necessário armazenar o leite materno o faça de forma correta: freezer ou congelador da geladeira por até 15 dias, ou no refrigerador por até 24 horas.
> Ao utilizar parte do leite armazenado deve-se desprezar o restante ainda existente no mesmo recipiente.
> No momento de esquentar o leite o faça em banho-maria frio e jamais ferva o leite, pois as características do leite ficam comprometidas.
Comentários