Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 17 de abril de 2008

Fasam: transformando através da cultura

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Fasam: transformando através da cultura
Alunos da Fasam fazem Oficina do Indio
A Fasam Familiares e Amigos da Saúde Mental de Itu - existe há 16 anos e atualmente, consolidada e com sede própria, tem como vocação apoiar o desenvolvimento emocional de crianças e jovens especiais ou vulneráveis socialmente, através da cultura. “As ações culturais na área social estão diretamente ligadas à auto-estima, sendo um forte instrumento de inclusão social”, afirma Vera Portella, presidente da entidade desde 2005.
 
O forte da Fasam é lidar com os desafios das diferenças, com todo tipo de público, principalmente as minorias. “O que liga nossos alunos é o sofrimento emocional pela falta de oportunidade, seja por dificuldades físicas ou por questões de exclusão social, gerando problemas emocionais”, explica Vera. “Nós lidamos diariamente com os desafios da diversidade humana, agregando pessoas especiais (down, cegos, cadeirantes), ou simplesmente com problemas emocionais graves, de diferentes histórias e etnias”, finaliza.
 
Atualmente a Fasam conta com cerca de 100 alunos, divididos em 2 grupos principais:
1) Educação especial – cerca de 30 alunos fazem parte deste grupo e são crianças e jovens com algum tipo de deficiência mental ou física.
2) jovens em estado de vulnerabilidade social – cerca de 70 jovens compõem esse quadro, e usufruem de atividades culturais (teatro, violino, coral e dança) ou ensino profissionalizante (para jovens acima de 14 anos).
 
O universo total da Fasam inclui, portanto, cerca de 500 vidas, incluindo alunos e seus familiares, que frequentemente também são atendidos pela entidade.
 
 
Cultura é vida
 
Com 16 anos de vida, a Fasam tem conseguido, com muitas dificuldades, desenvolver ferramentas de sustentabilidade na área cultural.
 
Em 2007, através do apoio conseguido com a Petrobrás, foi possível montar uma equipe profissional para dar seguimento ao ousado projeto.
 
Inicialmente, o propósito do projeto “Cultura & Música para todos os Especiais” é compartilhar e valorizar a identidade cultural, que passa pelas raízes brasileiras e, consequentemente, pela cultura indígena. Assim, desde 2007, as crianças estão estudando esse tema e criando apresentações artísticas, que são levadas às escolas de Itu e região. Em 2007, 8.000 pessoas foram atingidas com espetáculos dos alunos da Fasam.
 
Estas exposições e a troca de experiências garantem aos alunos e suas famílias a oportunidade de aprender, aliado a um sentimento de dignidade, que é capaz de transformar as inter-relações e estimular o senso de pertencimento. Este ano, pela primeira vez, os alunos da Fasam participarão do Desfile do Divino em Itu.
 
E como parte do aprendizado sobre os índios, está incluso também a participação dos alunos como ouvintes do 8º Festival Nacional do Índio, que ocorrerá entre 17 e 20 de abril.
 
 
Ponto de Cultura
Desde dezembro de 2007, A Fasam conseguiu a credencial de Ponto de Cultura, um programa da Secretaria de Projetos Culturais do Ministério da Cultura (SPPC/MinC), que tem como objetivo estimular as culturas locais. Uma das atividades do programa refere-se à Ação Griô Nacional, que estimula as pessoas a resgatarem histórias de sua cidade para contar, tornando-se contadores de histórias.
A equipe da Fasam está preparando três de seus alunos para tornarem-se griôs. Inicialmente, as histórias contadas serão dos índios. No futuro, aidéia é resgatar histórias de Itu.
Comentários