Cultura

Publicado: Quarta-feira, 5 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher - Deborah Dubner

Crédito: Arquivo Pessoal Dia Internacional da Mulher - Deborah Dubner
"Em primeiro lugar, que saibam que não é nada fácil. Portanto, que abram algo que elas sintam paixão"
O que a incentivou a abrir um negócio em Itu?
 
Saí de São Paulo com meu marido para buscar uma nova forma de viver. Encontrei isso em Itu. Dentro do nosso projeto de vida, estava a possibilidade de trazer para a cidade um empreendimento que ainda não existia, que era o site de Itu. Nós sempre tivemos negócio próprio e como decidimos morar no interior, trouxemos a experiência com Internet que já tínhamos, com a inovação de um projeto pioneiro na época.
O que nos incentivou foi menos o mercado e mais a vontade de construir uma vida nova. E deu certo, com muita garra e persistência.
 
O que você recomendaria para mulheres que sonham em abrir seu próprio negócio?
 
Em primeiro lugar, que saibam que não é nada fácil. Portanto, que abram algo que elas sintam paixão. Porque serão muitas horas de dedicação, muitas vezes em prol da família, dos amigos e do lazer. Tem que valer a pena, não apenas financeiramente, mas também em termos de satisfação pessoal. Minha principal dica é: faça algo que você ama! E tenha paciência, pois os frutos não são gerados logo depois do plantio.
 
Quais as vantagens e quais os desafios de uma mulher que cuida do seu próprio negócio?
 
Acredito que são os mesmos que o homem enfrenta, mas com a diferença de que a mulher tem a habilidade de cuidar de muitas coisas ao mesmo tempo. Então, o desafio é saber equilibrar todas as áreas e, principalmente, não esquecer de uma coisa muito importante: não se negligenciar. Reserve um tempo para uma massagem, uma meditação, um esporte, um passeio com as amigas, uma viagem, enfim, algo que seja muito importante para o seu descanso e bem estar pessoal. As mulheres costumam ser muito guerreiras quando se trata de fazer para os outros, mas quando se trata de fazer algo para si mesma, aí é que a coisa pega.
 
Mesmo sendo dona do seu empreendimento, o que vem em primeiro lugar pra você? Ou seja, quais as suas prioridades?
 
Eu amo o que faço, mas muitas vezes a demanda vai além do que eu gostaria. Então procuro reservar os espaços para viagens e para compartilhar momentos diários com meus filhos e marido. Mas se eu fosse obrigada a escolher, a família pra mim viria em primeiro lugar, embora eu seja um tipo de pessoa que sempre vai achar alguma coisa interessante pra fazer fora cuidar da família.
 
Quais as principais características de uma mulher no dia a dia do seu trabalho?
 
Flexibilidade, amor, confiança e intuição.
 
 
Deborah Dubner é diretora e editora do portal de notícias www.itu.com.br, inaugurado em 2000.
Comentários