Cultura

Publicado: Quarta-feira, 5 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher - Valléri Momt

Crédito: Arquivo Pessoal Dia Internacional da Mulher - Valléri Momt
"Às vezes a empolgação supera as expectativas de gastos, então é preciso ser bem racional com as questões administrativas"
O que a incentivou a abrir um negócio em Itu?
 
A busca de qualidade de vida me fez sair de São Paulo. Itu apareceu com um convite e de cara conquistou nossas simpatia. Outro fator fundamental foi encontrar a opção de viver em meio à natureza, e tão perto da cidade.
 
O que você recomendaria para mulheres que sonham em abrir seu próprio negócio?
 
Acredito que o passo inicial é saber se existe um potencial de empreendedorismo, e a partir daí buscar informações, parcerias e métodos que auxiliam na administração. O sonho é possível de ser realizado quanto colocamos muito amor no que fazemos, trabalhamos muito e na linha de frente para concretizá-lo e quando conseguimos projetar dentro da realidade. Para cada tipo de negócio é necessário um investimento, mas isso não deve ser uma barreira, nós mulheres temos criatividade de sobra, então caso não tenha capital, faça alianças, crie associações, comece pequeno, mas abuse do potencial de comunicação e faça que o maior número de pessoas saiba o que você está oferecendo. Acredito muito na rede de contatos, essa é a melhor propaganda.
 
Quais as vantagens e quais os desafios de uma mulher que cuida do seu próprio negócio?
 
As vantagens são inúmeras, entre elas a autonomia para cuidar do negócio, família e casa, por exemplo, não que isso seja muito fácil. Acredito que em maior ou menor grau nascemos com um potencial de gestoras, que é inato pelo fato da maternidade, porém o que vai potencializar isso é o desenvolvimento pessoal, além da personalidade, o que conta muito é a experiência de vida e como cada uma sabe trabalhar questões como liderança, comando, responsabilidade, administração de recursos e pressão emocional. Os desafios estão em saber distinguir o negócio da casa e da família, dividir bem o tempo e principalmente saber administrar financeiramente. Às vezes a empolgação supera as expectativas de gastos, então é preciso ser bem racional com as questões administrativas.
 
Mesmo sendo dona do seu empreendimento, o que vem em primeiro lugar pra você? Ou seja, quais as suas prioridades?
 
Meu equilíbrio e bem estar, pois sem isso não consigo atender as solicitações externas.
Minha família é minha fonte de amor e carinho. Meu trabalho, que é para mim o exercício da servidão onde posso aprender e crescer todos os dias. Para mim o trabalho é uma oração e o fruto do trabalho uma oferenda constante ao Divino.
 
Quais as principais características de uma mulher no dia a dia do seu trabalho?
 
Amor próprio, respeito, valorização de todas as formas de vida, reverência e integração a natureza, sensibilidade, intuição e alegria. Em resumo, um sorriso que vem do coração e aquele abraço gostoso.
 
 
Valléri Momt é sócia-proprietária da Delphos - Terapia, Conhecimentos e Harmonia desde 2004.
Comentários