Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Manejo florestal e certificação FSC

Manejo florestal e certificação FSC
Área de Manejo Florestal
A Amazônia tem a maior reserva de madeira tropical do planeta. A exploração deste recurso é importante para a economia da região e do País. Porém, os moldes atuais de exploração são insustentáveis – além de predatórios, geram lucros apenas para poucos empresários que não estão comprometidos com o desenvolvimento econômico e social dos estados amazônicos.

O manejo florestal sustentável pode ser aplicado à madeira, sementes, fibras ou outros produtos florestais. No caso da madeira, o corte seletivo, realizado em áreas já afetadas pela atividade humana, utiliza técnicas e conhecimento científico de forma planejada para minimizar os impactos no ecossistema e proporcionar a regeneração da floresta.

Atualmente, os melhores padrões e critérios de manejo florestal são os estabelecidos pelo FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal). O FSC é o único sistema de certificação independente que adota padrões ambientais internacionalmente aceitos, incorpora de maneira equilibrada os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos e tem um selo amplamente reconhecido no mundo todo. O sistema FSC assegura a integridade da cadeia de custódia da madeira desde o corte da árvore até o produto final chegar às mãos dos consumidores. O FSC oferece a melhor garantia disponível de que a atividade madeireira ocorre de maneira legal e não acarreta a destruição das florestas primárias como a Amazônia.

Garantia de Sustentabilidade
Dentre todas as iniciativas, a certificação florestal FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal) é a que se encontra em estado mais avançado de desenvolvimento e goza de maior credibilidade e transparência, já que alcançou importante grau de consenso entre os diferentes agentes econômicos, ambientais e sociais.

O FSC foi fundado em 1993, em Toronto, Canadá, por 130 representantes de organizações ambientalistas, entidades indígenas, comunidades tradicionais, instituições de certificação de produtos florestais de 25 países, indústrias madereiras e silvicultores. Sua sede atual fica em Oaxaca, México.

O FSC visa a promover a gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável, baseada nos princípios e critérios do acordo internacional "Declaração das Florestas", aprovado na ECO-92, aplicável a todos os tipos de florestas - tropicais, boreais e temperadas - que fornecem madeira para a indústria.
 
 
Fonte: Greenpeace
Comentários