Turismo

Publicado: Domingo, 6 de janeiro de 2008

Fazendas históricas ituanas são capa do Estadão

Itu começa 2008 marcando pelo seu Turismo Rural.

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Fazendas históricas ituanas são capa do Estadão
Capa do Estadão de 06 de janeiro de 2008
Uma reportagem de 4 páginas sobre as fazendas históricas de São Paulo, com fotos de tirar o fôlego, fazem parte da matéria de capa do Estadão deste domingo. A matéria, que leva o título de “Fazendas: Passeio pela História”, foi escrita pelo jornalista José Maria Tomazela e publicada em 06 de janeiro, no caderno Cidades.
 
A reportagem aborda temas como preservação do patrimônio, financiamentos, passeios turísticos, estrutura hoteleira, atrativos naturais, roteiros e a própria história paulista, que passa pelos cenários dessas fazendas. Conforme está escrito na reportagem: “Aqui viveram famílias que contribuíram para que São Paulo se tornasse a principal força econômica do Brasil”, afirma Beatriz Almeida Prado, proprietária da Fazenda Capoava, em Itu.  
 
Segundo João Pacheco, outro ituano entrevistado, o interesse nesta matéria começou na ocasião do lançamento do Roteiro das Fazendas Históricas Paulistas, que aconteceu na Secretaria de Esporte Lazer e Turismo do Estado de SP. Pacheco é presidente da Associação das Fazendas Históricas Paulistas, que reúne inicialmente 13 fazendas do estado de São Paulo que se dedicam ao Turismo Rural. Das 13, duas estão em Itu: Fazenda Capoava e Chácara do Rosário, também conhecida como Casa dos Bandeirantes. “Itu tem muitas outras fazendas históricas, que com o tempo devem se interessar em integrar essa associação”, afirma João, que é também proprietário da Chácara do Rosário.
 
Conforme escreve Tomazela, “trata-se de um dos conjuntos arquitetônicos rurais mais preservados do mundo - formado, em sua maioria, por exemplares únicos”.
 
Itu começa 2008 tendo muito do que se orgulhar. Principalmente as pessoas que há tantos anos batalham pelo desenvolvimento do Turismo Rural de forma amigável, sustentável e comprometida. O famoso ditado popular “Quem Planta, colhe!” só comprova os resultados dessa colheita.
 
Leia a reportagem na íntegra:
 
Comentários